CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Premiação

IFF Bom Jesus conquista segundo lugar no Concurso Colegio del año en Español 2022

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/12/2022 16h11, última modificação 19/12/2022 10h14
Concurso é promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes.
IFF Bom Jesus conquista segundo lugar no Concurso Colégio del año em Español 2022

A criatividade da professora Anna Carolina Boldrini ao ministrar a disciplina de Espanhol no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana gerou mais do que atividades lúdicas e memoráveis para os estudantes. Neste ano, o projeto “Los objetivos globales - una realidad en nuestra vida y en nuestra comunidad” foi contemplado com o segundo lugar na categoria “Ensino Médio” do concurso Colegio del año em Español, promovido pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, em parceria com o Colégio Miguel de Cervantes. O resultado foi divulgado nesta semana e está disponível no site do Ministério da Educação da Espanha.

Dentro da proposta do projeto foram realizadas atividades diversas, incluindo ações presenciais e  on-line, desenvolvidas durante o período de pandemia, quando o IFF adotou as Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Um encontro gastronômico e uma exposição virtual foram algumas das iniciativas que encantaram os discentes, assim como um passeio, também virtual, a dois museus da Espanha, além de um seminário temático a respeito da segurança alimentar na América Latina. Os temas são referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam estabelecer ações em escala global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir paz e prosperidade a pessoas de todo o mundo.

Segundo Anna Carolina, o projeto foi muito elogiado pelos avaliadores do concurso. “Eles gostaram muito de como é abordada a questão da cultura, não só a cultura tradicional, mas também a cultura da sustentabilidade dentro da disciplina, e conseguimos uma boa avaliação”, conta. Além da análise da proposta, representantes dos projetos finalistas passaram por uma entrevista. A professora Anna Carolina Boldrini; o diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira; a professora Flávia Vital; e as estudantes Karla Magalhães Ferreira do Amaral e Isabella Domingos dos Santos participaram do encontro, realizado por videoconferência.

A experiência de dialogar com pessoas cuja língua materna é o espanhol foi marcante para Karla, que se diz surpresa com o convite para participar da entrevista. “Foi um prêmio muito merecido pela professora de espanhol do nosso Instituto, a qual vem realizando um trabalho importantíssimo e incentivando muitos jovens a não somente aprenderem a língua, mas também conhecer as questões culturais que a englobam”, considera a aluna. Entre as muitas atividades das quais ela participou, uma lhe chamou a atenção: uma playlist colaborativa, criada com indicações da professora e dos discentes. “Confesso que não gostava muito de espanhol, mas sempre gostei de ouvir músicas em outras línguas. A Anna ter levado isso para a didática dela foi incrível”, lembra. A lista de músicas pode ser ouvida AQUI.

O objetivo do concurso Colegio del año em Español é reconhecer e premiar o compromisso e as boas práticas docentes dos centros e dos professores do Brasil que contribuem para difundir o espanhol e melhorar a qualidade do seu ensino no país. Também busca estimular a cooperação educacional entre instituições que ministram o espanhol em seus currículos. Segundo a professora Anna Carolina, a premiação é importante porque “mostra o reconhecimento do compromisso da nossa escola com o ensino do espanhol. Mesmo não sendo uma disciplina de oferta obrigatória, permanecemos com esse compromisso do ensino plurilíngue, que é muito importante para a formação integral dos nossos estudantes”. Confira o anúncio dos vencedores:

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis AQUI.