CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus formou mais de 140 alunos em cursos FIC em 2022

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/02/2023 12h08, última modificação 27/02/2023 09h28
Campus oferece capacitação em áreas diversas, como tecnologia, educação, agropecuária, entre outros.
Confraternização da UNATI, em dezembro de 2022

A UNATI é um dos cursos oferecidos pelo IFF Bom Jesus e se destaca pela socialização promovida entre os participantes, além da capacitação em diversas áreas.

Não são só os cursos técnicos e superiores que formam profissionais no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de duração mais curta e oferecidos conforme demanda, também contribuem para a capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização profissional da comunidade. Atualmente há três cursos em andamento e, em 2021 e 2022, outros cinco foram concluídos, capacitando mais de 140 profissionais de diversas partes do Brasil nas áreas de educação, cafeicultura e tecnologia.

Wesley Santos Bispo de Oliveira é de Salvador (BA) e participou do curso de Administrador de Redes de Computadores, oferecido na modalidade Ensino à Distância. O estudante de Engenharia de Computação se destacou no curso e, graças à capacitação, conseguiu o estágio que tanto desejava na capital baiana. “A única forma de conseguir o estágio era me qualificando, então fui procurar cursos na internet. Me inscrevi, passei no sorteio e fiquei muito feliz, porque tinha os conteúdos de rede que me agradavam, além de ser um curso certificado pela Cisco”, conta. O IFF Bom Jesus possui parceria com a Cisco Academy, programa de capacitação de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, por meio do qual é oferecido o curso de Administrador de Redes de Computadores.

Todo o conteúdo do curso foi oferecido em plataformas on-line e, segundo Wesley, demandou dedicação. O esforço foi recompensado: a participação no curso promovido pelo IFF Bom Jesus contribuiu para que ele fosse selecionado para uma das 52 vagas de estágio oferecidas por uma empresa da área de tecnologia, em um processo seletivo que contou com cerca de 1600 inscritos. “A empresa é uma das maiores parceiras da Cisco no mundo, então o curso foi um diferencial. Estou na área certa, para a qual me qualifiquei e continuo me qualificando. Sem o curso eu não teria entrado na vaga de estágio”, considera o estudante, que pretende seguir carreira na área.

Além da finalidade de inserção produtiva e exitosa de trabalhadores no mundo do conhecimento e do trabalho, os cursos FIC também buscam despertar o interesse para o reingresso na escola em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade, atendendo às demandas dos setores produtivos de acordo com a realidade local, regional e nacional.

Outro potencial importante desses cursos é a capacidade de promover socialização e troca de experiências, como acontece no curso “Colecionando Vivências e Compartilhando Sabores – UNATI”, a Universidade Aberta da Terceira Idade. Realizada desde 2009, a Unati retomou suas atividades no fim de 2022, após um longo período de suspensão devido à pandemia da Covid-19. O curso oferece aulas semanais, sobre temas variados, a pessoas com 60 anos ou mais. Desde o retorno, a turma já aprendeu a produzir queijo, iogurte, ricota e requeijão; ouviu sobre a trajetória de professores do IFF e trocou experiências entre si – assunto nunca falta.

“A Unati é e sempre foi para nós motivo de orgulho, pois receber esses queridos nos aproxima dos nossos objetivos institucionais. Pessoalmente, me faz muito bem, me energiza a cada encontro, apesar de ser desafiador”, afirma a professora Thaís Romano, coordenadora do projeto. Para ela, o retorno pós-pandemia foi emocionante e as expectativas para o novo ano letivo, que começa em março de 2023, são as melhores. Encontros ricos, divertidos e de muita troca esperam pelos participantes.

Carmen Lúcia Fonseca de Azevedo Vieira participa da Unati desde 2018 e compartilha sua satisfação em participar do grupo. “Para mim a Unati é um lugar muito agradável, onde a gente encontra novas amizades, troca ideias, ouve histórias de vida e tira lição para as nossas. É um lugar muito acolhedor, onde nos reunimos, ouvimos palestras e aprendemos a fazer muitas coisas”. Ela se diz ansiosa para a retomada das aulas.

A diretora de Pesquisa e Extensão do IFF Bom Jesus, Sheila Abrahão Loures, destaca que os cursos FIC são extremamente importantes para o campus e não podem e nem devem deixar de acontecer. “Como parte da missão institucional, sua relevância para a comunidade é notória e, além disso, para os servidores também. Recebemos muitos relatos dos profissionais que atuam diretamente nesses cursos sobre o quão gratificante e prazeroso tem sido. Precisamos incentivar e apoiar cada vez mais cursos nessa modalidade”, disse.

Para solicitar a realização de um curso FIC, o interessado deverá seguir o fluxo disponível na página de Extensão do portal, onde também estão disponíveis outras informações sobre as capacitações oferecidas pelo Campus Bom Jesus.