CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Eleições

IFF Bom Jesus inicia processo de consulta para a escolha do diretor-geral

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/10/2026 12h44, última modificação 09/10/2026 12h51
Candidatos podem se inscrever até o dia 14 de outubro. Servidores e estudantes podem se inscrever para atuar como mesários.
Eleições 2026

Começou nesta sexta-feira, dia 09 de outubro, o processo de consulta à comunidade acadêmica para a escolha do diretor-geral do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, em razão da vacância do cargo. O candidato eleito e nomeado exercerá o cargo em caráter temporário, pelo período correspondente ao restante do mandato de seu antecessor, que se encerra em abril de 2028. 

Podem se candidatar servidores docentes ou técnico-administrativos em educação com formação em nível superior, que atendam aos requisitos previstos no art. 12 da Resolução nº 416/2026, que rege o processo. É necessário ter, pelo menos, cinco anos de efetivo exercício em Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O registro da candidatura deverá ser feito por e-mail endereçado à Comissão Eleitoral Local, contendo todos os documentos exigidos. Entre eles, a ficha de inscrição, documento oficial de identificação, plano de gestão e outros documentos comprobatórios dos requisitos previstos na regulamentação. O envio deve ser feito até o dia 14 de outubro, para comissaolocal2026.bomjesus@iff.edu.br.

A lista preliminar de candidatos inscritos será divulgada no dia 19 de outubro, pelo Portal de Seleções. A votação acontecerá no dia 18 de novembro, presencialmente, das 8h às 20h, por meio de cédula de papel. 

Participe - Servidores e estudantes podem se candidatar para atuar como mesários. Serão cinco mesas receptoras de votos, sendo uma para docentes, uma para técnico-administrativos e três para discentes. Entre os benefícios pela atuação estão a dispensa do serviço para servidores, sem prejuízo da remuneração, e as horas trabalhadas contam em triplo, convertidas em dias de folga. Estudantes a partir de dezesseis anos têm as faltas abonadas, direito à reposição de atividades e avaliações e horas acadêmicas.

Os interessados em atuar como mesários podem se inscrever até 19 de outubro pelo formulário disponível AQUI. Haverá treinamento para os convocados.

Principais datas do processo

09 a 14/10 - Inscrição dos candidatos

09 a 19/10 - Inscrição de mesários

19/10 - Divulgação da lista preliminar de candidatos

21 a 22/10 - Inscrição de fiscais

23/10 - Publicação dos planos de gestão dos candidatos

26/10 a 16/11 - Período de campanha

04/11 - Primeiro debate

11/11 - Segundo debate

18/11 - Votação, apuração e divulgação do resultado preliminar

19/11 - Recursos

23/11 - Divulgação do resultado final

26/11 - Homologação do resultado final

 

Dúvidas podem ser enviadas para comissaolocal2026.bomjesus@iff.edu.br. Todas as demais informações do processo estão disponíveis no Portal de Seleções.