CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus oferece 335 vagas para cursos gratuitos de nível médio e superior

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 01/09/2022 09h57, última modificação 10/10/2023 13h15
Candidatos podem se inscrever a partir desta quinta-feira, dia 1º de setembro, pelo Portal de Inscrições do IFF.
IFF Bom Jesus oferece 335 vagas para cursos gratuitos de nível médio e superior

A espera acabou! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo e para o Concurso Vestibular 2023 - 1° Semestre, para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio e nos Cursos de Graduação, respectivamente, do Instituto Federal Fluminense. O Campus Bom Jesus do Itabapoana oferece 335 vagas, sendo 245 para Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Química; 35 para o Curso Técnico Concomitante em Meio Ambiente; 35 para o Curso Técnico Subsequente em Agropecuária; e 20 para o Curso Superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Inscrições - Os candidatos deverão realizar a inscrição, no período de 1° de setembro até 17 de outubro de 2022, pelo Portal de Inscrições do IFF, no endereço www.inscricoes.iff.edu.br, ou presencialmente, no campus ofertante do curso pretendido.

A outra novidade é que o Portal de Inscrições foi reformulado para facilitar o acesso dos candidatos e está integrado com o Portal gov.br. A partir de agora, para entrar no Portal de Inscrições e se inscrever em um processo seletivo, o usuário tem que fazer login único utilizando o CPF e senha cadastrados no Portal gov.br

Taxa de Inscrição – O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 no caso do Processo Seletivo e de R$ 75,00 para o Vestibular. A confirmação da inscrição será realizada mediante o pagamento de taxa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 21 de outubro e durante o horário de expediente bancário. A GRU deverá ser emitida no ato da inscrição.

Os candidatos que fizerem jus ao benefício poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição no ato da realização da inscrição, no período de 1° a 23 de setembro de 2022. No caso do Processo Seletivo, a solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita no Portal de Inscrições do IFF, observando as recomendações apresentadas no Anexo II do edital. Para o Vestibular, o pedido de isenção do pagamento da taxa deve ser realizado mediante comparecimento do candidato ao campus ofertante do curso pretendido, nos endereços e horários mencionados no Art. 6º do edital, e protocolar, por escrito e em envelope lacrado, endereçado à Comissão de Processos Seletivos, os documentos descritos no Art. 27 do edital.

Provas presenciais - Os candidatos aos Cursos Técnicos de Nível Médio farão a prova objetiva de múltipla escolha, com 40 questões, no dia 04 de dezembro de 2022, das 09h30 às 12h30. Já os candidatos aos Cursos de Graduação farão prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, além de discursiva de redação, para todos os cursos, no dia 27 de novembro de 2022, das 08h30 às 13h

Vagas - Ao todo, são ofertadas 3.454 vagas no IFFluminense, sendo 2.820 em Cursos Técnicos de Nível Médio para o 1º Semestre Letivo de 2023 e 80 vagas para o 2º Semestre Letivo de 2023, distribuídas entre os Campi Avançados Cambuci, Maricá e São João da Barra e os Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e Unidade de Formação de Cordeiro. Estão sendo disponibilizadas também 554 vagas para os Cursos de Graduação de Bacharelado, de Licenciatura e de Tecnologia, distribuídas entre os Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Santo Antônio de Pádua.

Novos cursos - Os editais do Processo Seletivo e do Vestibular 2023 - 1° Semestre tratam também da oferta de três novos cursos ofertados pelo IFF:

•  Superior de Engenharia Mecânica – Campus Itaperuna (20 vagas);
  •  Superior de Administração – Campus Santo Antônio de Pádua (20 vagas);
  •  Técnico em Transporte Aquaviário – Campus Avançado São João da Barra (30 vagas).

Dúvida? Fale conosco -  O candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para . O IFF também disponibilizou em seu portal a página de Atendimento ao Candidato, com os contatos de WhatsApp de cada campus para tirar dúvidas e/ou fornecer informações complementares. O número do Campus Bom Jesus é (22) 3833-9853. Para conferir os contatos dos demais campi, acesse AQUI.

Fique ligado! – Acompanhe também o Portal de Seleções, o Portal do IFF e nossas redes sociais - Facebook e Instagram – para ficar por dentro de todas as informações.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!