CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Agricultura familiar

IFF Bom Jesus oferece capacitação a produtores rurais da Aproenf

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/11/2017 09h30, última modificação 29/11/2017 09h45
Curso sobre vegetais minimamente processados foi oferecido nesta terça-feira (28).
Produtores da Aproenf

Outros cursos estão previstos para 2018.

Produtores rurais vinculados à Associação de Produtores Orgânicos do Extremo Norte Fluminense (Aproenf) participaram, nesta terça-feira, dia 28 de novembro, do curso de extensão sobre vegetais minimamente processados. Ministrada pela professora Marisa Ribeiro, a capacitação aconteceu durante a tarde e foi dividida em teoria e prática, contando com a participação de 15 produtores da agricultura familiar de Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana.

O curso abordou questões técnicas, como legislação, e priorizou as boas práticas de fabricação, com foco em higiene. Os produtores já comercializam vegetais processados e ficaram satisfeitos com o conhecimento obtido nas aulas, que agregará valor aos produtos oferecidos nas feiras orgânicas da região. “Eu não tinha domínio de algumas técnicas que executava; não fazia da maneira correta. O curso para todos nós agregou muito valor à experiência que já tínhamos. Com as novas técnicas que aprendi, meus produtos ficarão ainda melhores”, conta a produtora rural Vanessa Goveia Silverio, que espera novas oportunidades de cursos para o ano que vem. Embutidos, defumação e processamento de frutas são alguns dos temas de interesse dos produtores.

Carlos Freitas, diretor-geral do Campus Bom Jesus, deu boas-vindas ao grupo e enfatizou a importância da parceria com a comunidade. Para a professora Marisa Ribeiro, esse contato é muito gratificante e gera retorno para a sociedade local. “É muito bom poder passar conhecimento técnico para produtores que têm essa sede de conhecimento, essa necessidade e vontade de aprender e crescer. É uma possibilidade de crescimento para o negócio deles, para o aumento de renda das famílias”, analisa.

Os produtores participam da feira orgânica de Bom Jesus, que acontece às sextas-feiras, das 5h às 10h, na praça da Bíblia, localizada na rua Francisco Borges Sobrinho, Centro.