CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Agropecuária

IFF Bom Jesus oferece curso de Cafeicultor em Ponte do Itabapoana

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/07/2023 11h40, última modificação 13/07/2023 15h11
Capacitação contou com 25 participantes, entre produtores e funcionários, com diferentes níveis de experiência na área.
IFF Bom Jesus oferece curso de Cafeicultor em Ponte do Itabapoana

Curso foi encerrado com uma confraternização no dia 08 de julho.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana capacitou mais um grupo de profissionais para atuação no setor de cafeicultura. Desta vez, o grupo de 25 agricultores, entre proprietários e funcionários, são de Ponte do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES). O curso foi iniciado em março e ofereceu 40 horas de aulas sobre a cultura do café, da lavoura até a xícara - incluindo uma oficina de análise sensorial de cafés especiais no Laboratório de Qualidade de Café do IFF Bom Jesus.

A demanda foi apresentada pelo produtor Zacarias de Matos Sarlo, que identificou a existência de muitos pequenos proprietários que estão iniciando suas lavouras na região. “Vi que estavam sendo prejudicados por falta de conhecimento na hora de plantar, adubar, podar, e conseguimos o curso, que foi importante demais para nós, proprietários, e para os trabalhadores da área também”, conta. Segundo ele, a capacitação foi um divisor de águas tanto para grandes produtores, que já atuam no setor há algum tempo e estão mudando suas práticas, quanto para os iniciantes. “Eu, por exemplo, já tenho a formação de técnico em agropecuária e trabalho na área, mas foi importante também porque estamos sempre aprendendo algo novo, trazendo inovações. Os participantes do curso comentaram bastante sobre essas inovações, como a parte de beneficiamento e qualidade de café. Já estão começando a falar em produzir café de qualidade, em priorizar a qualidade para agregar valor”, afirma. Outra prática que vinha sendo negligenciada e agora tem a atenção dos produtores é a análise do solo. No último fim de semana foram realizadas diversas coletas de amostras de solo das propriedades produtoras na região para serem avaliadas.

As aulas foram ministradas por professores e técnicos do campus, que se revezaram apresentando diferentes tópicos, como produção de mudas, implantação da lavoura, conservação, irrigação e drenagem, adubação, poda, entre outros. Mônica Teixeira de Sousa atua com o esposo na propriedade do senhor Zacarias e afirma que o curso superou as expectativas e despertou a vontade de aprender ainda mais. “Foi maravilhoso o que os professores passaram. Aprendi muito e quero aprender mais. Me dediquei muito e vi algumas coisas que eu achava que sabia, mas não sabia. Queria ainda mais aulas”, afirmou. A turma encerrou o curso com uma confraternização, realizada no dia 08 de julho na propriedade de um dos produtores participantes.

Segundo o professor Hilton Galvão, coordenador do curso, a expectativa é de que novos assuntos sejam abordados futuramente. “Esperamos que no próximo semestre seja dada continuidade ao curso, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, efetivando o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cafeicultor, como foi feito nos municípios de Apiacá e São José do Calçado, nos distritos de Bom Sucesso e São Benedito, respectivamente”, disse. São previstas também mais atividades práticas, dias de campo e viagens técnicas a empresas de adubos e fertilizantes, unidades de produção e comercialização de mudas, produtores e cadeias de comercialização do café.

O curso de Extensão de Cafeicultor foi realizado por meio da AlQualis Jr, empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus. Teve o apoio da Essentia Energia e Sete Soluções e Tecnologia Ambientais e contempla o Programa de Educação Ambiental (PEA), atendendo às exigências do Ibama.