CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Capacitação

IFF Bom Jesus promove eventos gratuitos sobre manejo e sanidade de bovinos e currais antiestresse

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/05/2023 15h23, última modificação 01/06/2023 09h55
Palestras acontecerão no dia 06 de junho, próxima terça-feira. Interessados devem se inscrever pelo portal do evento.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana receberá, na próxima terça-feira, dia 06 de junho, o médico veterinário Dr. Eduardo Vargas e o consultor em instalações Wallace Santos para duas palestras, sobre “Manejo e Sanidade de Bovinos” e “Instalações e Currais Antiestresse”, respectivamente. A primeira terá início às 8h, com duração de três horas e meia, e a segunda começará às 13h, ambas no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. Os eventos são gratuitos, abertos ao público e as inscrições devem ser feitas pelo site do evento

As palestras são parte das atividades da disciplina de Construções Rurais e Topografia, ministrada pelos professores Ernany Costa e José Carlos de Oliveira Junior. Segundo Ernany, o curral antiestresse é concebido a partir do comportamento natural dos animais, otimizando e agilizando as práticas e o tempo de permanência no local. “Apresenta estrutura em formato curvo e, em sua concepção, tanto o animal quanto o trabalhador são expostos a condições confortáveis. Isso reflete positivamente nos índices zootécnicos e na produtividade”, explica. Estudantes, produtores, profissionais e interessados pelos assuntos podem participar.

Os eventos contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos; da Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil); e das empresas Currais Itabira, Servi Aparelhos Veterinários e Belgo Arames.

*Notícia atualizada em 01/06/2023