CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

IFF Bom Jesus promove oficina sobre silagem para produtores de Mimoso do Sul (ES)

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/03/2023 14h30, última modificação 09/03/2023 14h55
Capacitação foi oferecida por meio de demanda apresentada pela Associação de Produtores do Assentamento Cachoeira das Garças.
Utilização de Picadeira

O técnico em agropecuária Clinimar Oliveira ministrou oficina de regulagem de equipamentos aos produtores.

O Laboratório de Bovinocultura do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana recebeu, no dia 25 de fevereiro, produtores do assentamento Cachoeira das Garças, de Mimoso do Sul (ES) para o curso de Produção e Utilização de Silagem. O evento teve como objetivo apresentar as principais práticas a serem adotadas para a conservação de alimentos para animais durante períodos de escassez ou quando os pastos não oferecem nutrição suficiente.

Segundo o professor Alisson Jordão, coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus, a adoção correta dessa tecnologia pelos participantes possibilitará a produção e utilização de silagem. “Esta é uma prática importante para os produtores rurais, pois ajuda a garantir a disponibilidade de alimento para os animais durante todo o ano, melhora a qualidade da dieta dos animais, reduz o desperdício e pode ser uma opção mais econômica do que a compra de alimentos concentrados ou feno”, explica.

O curso teve conteúdo teórico e prático e foi ministrado pelos servidores Alisson Jordão, Clinimar Oliveira e Rosana Cristina e pela estudante do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Amanda Pregioni. Ela integra o projeto de extensão PRÓ-LEITE: Programa de Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Leiteira do Noroeste Fluminense.

A demanda de realização da oficina surgiu após participação do professor Alisson Jordão e do professor Hilton Galvão, coordenador de Extensão do Campus Bom Jesus e Orientador da AlQualis Jr., em uma assembleia da associação, no dia 11 de fevereiro. A AlQualis Jr, Empresa Junior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus, vem desenvolvendo ações no assentamento desde 2018, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) da RIO PCH I - Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pedra do Garrafão.

Curso Produtores Assentamento Mimoso 07.jpg