CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus realiza aula inaugural do curso FIC de Horticultor

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/06/2023 11h54, última modificação 27/06/2023 12h05
Curso é oferecido na Escola Municipalizada João Catarina, no distrito de Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana.
IFF Bom Jesus realiza aula inaugural do curso FIC de Horticultor

Escola possui horta mantida pelos estudantes e produção é destinada à alimentação escolar.

Os estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipalizada João Catarina, do distrito de Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana, deram início ao Curso de Formação Inicial e Continuada de Horticultor, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira, dia 23 de junho, e foi ministrada pelo professor Antonio Alonso Cecon, responsável pela capacitação.

Além de dar as boas vindas ao grupo, ele apresentou os componentes curriculares do curso, que incluem temas como técnicas de cultivo de diferentes plantas olerícolas, manejo do solo, controle de pragas e doenças, utilização de adubos orgânicos e inorgânicos, irrigação, colheita e armazenamento de produtos agrícolas, processamento mínimo, noções básicas de empreendedorismo e gestão de negócios, além da comercialização.

Serão 40 horas de capacitação, com um encontro a cada 15 dias. Além das aulas na escola, também estão previstas aulas práticas no Campus Bom Jesus do Itabapoana, além de participação em eventos. “O curso FIC vai trazer novos conhecimentos técnicos para os estudantes, que poderão empregá-los na confecção de hortas para produção de hortaliças, para atender à demanda da família e também gerar renda, além de garantir a sustentabilidade da atividade”, explica o professor Antonio Alonso.

O estudante João Pedro Ferreira Kothencz Boechat, em nome da turma, agradeceu ao IFF Bom Jesus e ao professor pela iniciativa. Segundo ele, os conhecimentos também poderão ser aplicados na horta da escola. “O curso ajudará na formação e na alimentação na escola, além dos benefícios que o certificado trará para nossa profissionalização”, considera.

Participaram da aula inaugural o coordenador de Extensão do IFF Bom Jesus, Hilton Galvão; a diretora da Escola João Catarina, Maria Aparecida Cesar de Souza; e as professoras Anízia Maria Aguiar Pimentel e Lielma Amaral de Oliveira Costa.