CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

IFF Bom Jesus realiza Curso de Boas Práticas na Colheita, Extração e Beneficiamento de Mel

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/04/2024 15h34, última modificação 10/04/2024 11h49
Integrantes da Defesa Civil, estudantes e professores de Campos dos Goytacazes participaram da capacitação.
Curso de Boas Práticas na Colheita, Extração e Beneficiamento de Mel

O Laboratório de Apicultura e a Casa do Mel do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana mais uma vez foram as salas de aula para profissionais e estudantes aprenderem sobre boas práticas na colheita, extração e beneficiamento de mel. O curso contou com 64 participantes, incluindo integrantes da Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, alunos da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) e da Escola Estadual Agrícola Antônio Sarlo, também de Campos dos Goytacazes, além de discentes do IFF Bom Jesus.

A capacitação foi ministrada pelo professor Geraldo Pereira Junior, coordenador do setor de Apicultura, com o auxílio de estudantes e professores do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do campus. As aulas teóricas aconteceram durante a manhã e, à tarde, os cursistas puderam colocar em prática o conteúdo aprendido. Segundo Geraldo, o curso possibilitou aos participantes a vivência de todos os cuidados necessários para que o mel processado tenha qualidade compatível com as exigências dos mercados consumidores mais criteriosos. “Para que os participantes tivessem mecanismos capazes de auxiliá-los na construção dos conhecimentos realmente representativos, uma equipe multidisciplinar atuou nos ambientes teóricos e práticos do curso. Isso possibilitou que os espaços de aprendizagem se tornassem diversificados, dinâmicos e colaborativos, sendo fundamental para que os objetivos do curso fossem alcançados”, considerou.

A professora Michele Gabriel Camilo, do Colégio Técnico Agrícola Antônio Sarlo, é ex-aluna do Curso Técnico em Agropecuária do IFF Bom Jesus. Ela retornou à instituição para participar do evento e, desta vez, veio acompanhada de seus próprios alunos. “Infelizmente não temos o setor de apicultura na escola, então para a turma, principalmente do primeiro ano, que nunca tinha interagido com essa atividade, foi um meio de grande aprendizado. Eles voltaram deslumbrados, vendo mais uma possibilidade de trabalho, e encantados com tudo que aprenderam”, contou. Ela agradeceu pela oportunidade e destacou a relevância para a formação dos discentes.

Fernanda da Silva Nogueira, de 15 anos, é uma das alunas de Michele. Aprender sobre apicultura foi uma novidade para ela, que se interessou pelo assunto quando assistiu a uma palestra ministrada pelo professor Geraldo em sua escola. “Gostei bastante e quando falaram da visita ao IFF Bom Jesus logo me inscrevi. O curso foi muito legal e importante também. Aprendi muitas coisas e as pessoas nos receberam muito bem. Não fazia ideia de que era tão bom”, elogiou.

Integrantes da Defesa Civil de Campos dos Goytacazes também participaram do curso. Eles já haviam visitado o setor anteriormente, com o objetivo de aprender sobre a criação racional de abelhas e o processamento adequado dos produtos apícolas. Paula Nascimento da Paes Lopes é membro da equipe e considerou a experiência enriquecedora. “Destaco os ensinamentos sobre como manejar as comédias de forma saudável, contribuindo para a conservação do meio ambiente, e como tratar as abelhas de forma cuidadosa, ressaltando também o papel vital que ela tem, não apenas como produtora de mel, mas como polinizadora na agricultura e na preservação da biodiversidade”, disse. Paula afirmou, ainda, que os conhecimentos obtidos no curso serão um guia no projeto da Defesa Civil de Campos, que inclui a construção de um apiário para a criação de abelhas. Os produtos serão destinados às escolas municipais.

A graduanda de Agronomia Laila Marinho da Silva, estagiária da defesa civil, elogiou a estrutura do curso, onde pôde ver e interagir com toda a cadeia de produção, do apiário ao beneficiamento. “Isso possibilitou o entendimento de todo o fluxo de funcionamento e é muito importante que a gente entenda sobre o manejo correto de um apiário, principalmente de uma casa do mel”, afirmou.

Quem ministrou o curso também teve a oportunidade de aprender, como a estudante do CTA Antônia Filipe dos Santos Mendes, que ressalta a relevância para sua vida profissional e pessoal. “É bom ver como estamos evoluindo, o que me deixa muito contente e ansiosa por novos desafios. Aprender coisas novas, que vão agregar tanto na minha vida profissional e até pessoal, me deixa muito feliz”. O intercâmbio entre as instituições também foi citado pela professora Solciaray Soares de Paula, egressa do CTA e docente do Campus Bom Jesus. “A participação de alunos de outras instituições e profissionais da Defesa Civil foi muito importante, ampliando a disseminação do conhecimento, troca de experiência entre os alunos e profissionais. Essa integração é muito importante”, analisou.