CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Agropecuária

IFF Bom Jesus realiza Dia de Campo sobre pesquisa e produção de feijão

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/07/2024 09h40, última modificação 13/07/2024 09h43
O evento acontecerá no dia 19 de julho, a partir das 8h, no Campus Bom Jesus. Inscrições gratuitas no local.
Dia de Campo

Evento é gratuito e aberto ao público.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana reunirá estudantes, produtores e profissionais do setor agropecuário para um Dia de Campo sobre o tema "Pesquisa e produção de feijão no noroeste fluminense e sul capixaba”. O evento acontecerá na manhã do dia 19 de julho, sexta-feira, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente no local, a partir das 8h. 

A programação contará com quatro palestras, ministradas por pesquisadores da Pesagro-Rio, UENF e IFFluminense. Temas como a situação da cultura do feijão no Rio de Janeiro, melhoramento genético e produção em pequenas propriedades serão alguns dos tópicos abordados. O evento prevê, ainda, uma visita técnica ao campo de produção experimental de genótipos de feijão preto, e será encerrado com a tradicional feijoada do IFF Bom Jesus.

Segundo a técnica em agropecuária o IFF Bom Jesus e uma das organizadoras do evento, Josilene Xavier, o feijoeiro comum apresenta potencial para ser manejado em pequenas, médias ou grandes propriedades. “Diante desse panorama regional e nacional, nos sentimos na responsabilidade social de convidar a comunidade para apresentarmos parte de nosso trabalho na contribuição à pesquisa e extensão”, disse. 

O evento conta com o apoio da Pesagro-Rio e da Embrapa Arroz e Feijão, que, por meio do programa de melhoramento genético do feijoeiro comum, tem buscado variedades com características que beneficiem o produtor. “São cultivares com alto potencial produtivo, mais resistente a doenças e de porte ereto, que possibilitam a colheita mecanizada. Assim, os agricultores podem ofertar um produto de melhor qualidade e auferir melhores rendimentos com a cultura”, analisa.

Confira a programação do Dia de Campo:

8h  - Credenciamento e café da manhã

8h30 - Abertura

Palestras

9h - "Situação da Cultura do Feijão no Estado do Rio de Janeiro" (Ms. Benedito Fernandes de Souza Filho, pesquisador da Pesagro-Rio/CEPAAR)

9h30 - "Integração Ensino x Pesquisa x Extensão" (Dr. Rogério Figueiredo Daher, professor titular da UENF)

10h - "Possibilidades de Produção de Feijão à Nível de Pequenas Propriedades" (Dr. Clinimar Oliveira Amaral, técnico em agropecuária do IFF)

10h30 - "Melhoramento Genético do Feijoeiro - Ensaios VCU's - Seleção de Progenitores" (Ms. Josilene V. Xavier, técnica em agropecuária/IFF)

11h - Visita técnica ao campo de produção experimental de genótipos de feijão preto

12h - Almoço