Notícias
Evento Científico
IFF Bom Jesus tem seis trabalhos aprovados em evento da Sociedade Brasileira de Computação

Evento aconteceu entre os dias 2 e 5 de abril, em Itajaí (SC).
Estudantes e professoras do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana desembarcaram em Itajaí, Santa Catarina, para compartilhar parte do trabalho que vem sendo desenvolvido no curso técnico em Informática e no curso superior em Engenharia de Computação. Seis trabalhos foram aceitos para o Computer on the beach, evento da Sociedade Brasileira de Computação que chegou à sua 16ª edição. Os projetos foram apresentados pelas professoras Ana Mara Figueiredo, Ianne Nogueira e pelas alunas Vitória Graciano e Maria Eduarda Castro.
O evento deste ano ofereceu não apenas as sessões de apresentação de trabalhos, que também foram prestigiados pelas professoras e graduandas, mas também a oportunidade de participar de workshops e interagir com os pares nos intervalos. “Tivemos acesso a muitos trabalhos interessantes, de diferentes lugares do Brasil. Encontrei colegas que trabalharam comigo no Cefet Leopoldina, que também foram apresentar trabalhos e acompanhar seus alunos. Além disso, assistimos a todos os workshops, o que proporcionou uma atualização acadêmica muito importante para nós, docentes da área”, considerou a professora Ana Mara Figueiredo.
![]() |
![]() |
As professoras Ana Mara Figueiredo e Ianne Nogueira, respectivamente. |
Alguns dos assuntos abordados nos workshops foram Saúde e tecnologia; Ciência de dados; Meninas Digitais; e Cidades inteligentes e sustentáveis. Em relação aos trabalhos apresentados, os tópicos destacados por Ana Mara foram IA Generativa e Deep Learning. A 16ª edição do evento elegeu três principais temáticas para discussão: “Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”; “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e “Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, todas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a estudante Vitória Graciano, participar do Computer on the beach foi uma experiência singular, tanto pelos aprendizados quanto pela oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido no IFF Bom Jesus. “Apresentar nosso artigo em um ambiente repleto de profissionais da área tecnológica e de outros alunos, assim como eu, foi gratificante e permitiu trocas valiosas de conhecimento e feedbacks que agregaram muito ao nosso projeto. Sem dúvida, foi uma vivência marcante em minha trajetória acadêmica”, avaliou.
![]() |
![]() |
Maria Eduarda é estudante do Curso Técnico Integrado em Informática e Vitória representou a Engenharia da Computação. |
A professora Ianne Nogueira, que desenvolve projetos na área de ensino de robótica e metodologia STEAM no Campus Bom Jesus, também ressaltou a satisfação em compartilhar suas experiências e ter acesso a pesquisas inovadoras, em diferentes áreas da computação. “Foi muito inspirador ver como a participação feminina vem crescendo nesse espaço, fortalecendo a diversidade e ampliando as vozes presentes na tecnologia. Certamente uma oportunidade de despertar novas ideias, reflexões e conexões importantes para minha atuação acadêmica e profissional”, disse.
Confira os trabalhos do IFF Bom Jesus apresentados no evento:
Curso Técnico Integrado em Informática | |
Trabalho | Autores |
Uma experiência extensionista: Democratização do Acesso a Serviços Públicos por Meio de Aplicativo Mobile |
Estudantes: Luisa Santos, Maria José Lima Rezende, Matheus Miguel; Professoras: Anna Nascimento, Ana Mara Figueiredo |
Aplicativo para Alerta de Cheias: Enchentes SOS | Estudante: Maria Eduarda Castro; Professoras: Anna Nascimento e Ana Mara Figueiredo |
Curso Superior em Engenharia de Computação |
|
Trabalho |
Autores |
Uma experiência extensionista: Tecnologia e Envelhecimento |
Estudantes: Joana Felizardo Silva, Vitória Graciano; Professora: Ana Mara Figueiredo |
Diversidade e Inclusão de Mulheres na Engenharia da Computação: uma relação em construção | Estudantes: Gabriely Vicente, Aline Vilela Guarisi; Professora: Ana Mara Figueiredo |
Recicla.me: A tecnologia em prol de um futuro mais limpo |
Estudantes: Maycon Delaqua, Arthur Miquelito; Professora: Ana Mara Figueiredo |
Do Brincar ao Aprender: Como o LEGO MINDSTORM Fomenta Competências STEAM em Diversas Faixas Etárias |
Estudantes: Bruno Libardi, Maurício Passoni; Professores: Ianne Nogueira, Anderson De Souza Lima |
Após o encerramento, professoras e alunas visitaram Balneário Camboriú, onde puderam descansar e conhecer um pedacinho do litoral catarinense antes do retorno a Bom Jesus do Itabapoana.
Mais informações sobre o Computer on the beach estão disponíveis no site do evento.