CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

IFF conquista terceiro lugar em concurso leiteiro na ExpoCavil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/08/2022 11h49, última modificação 19/08/2022 14h47
Foi a primeira participação do IFF na competição, protagonizada por três alunos do Curso Técnico em Agropecuária.
Concurso Leiteiro ExpoCavil 2022

O prêmio para o terceiro lugar foi um cheque no valor de R$ 1.500,00 para a instituição. O depósito será feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

A estreia do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana no tradicional Concurso Leiteiro da ExpoCavil, realizado durante a Festa de Agosto de Bom Jesus, foi especial. A participação foi protagonizada pelos estudantes Lucas Abreu Coutinho, Paulo Cesar Barreto e Maycon da Costa Machado, do Curso Técnico em Agropecuária, responsáveis pelos dois animais inscritos durante toda a fase de preparo, antes e durante a competição. Eles foram orientados pelo professor Alisson Jordão, coordenador do Laboratório de Bovinocultura, e pelo Zootecnista do IFF Bom Jesus, Columbino Teixeira de Oliveira. Concorrendo a duas categorias (25 e 35 litros), a conquista do terceiro lugar na categoria 35 litros, anunciada no domingo, dia 14,  foi motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica.

A rotina de cuidados dos animais, da raça girolando, era intensa e começava cedo: às 5h30 da manhã. Dividindo-se entre as atividades acadêmicas e os tratos regulares das vacas, os estudantes se revezavam em quatro turnos diários para o manejo. Às 7h, 13h, 19h e 1h da madrugada as visitas ao curral eram garantidas. Balanceamento e oferta de ração e água, limpeza do local e dos cochos e banhos regulares faziam parte da rotina. A transferência das vacas para o Parque de Exposições, onde aconteceu o concurso, foi realizada na segunda-feira, dia 08 de agosto, e desde então não ficaram mais sozinhas. Até os pais acompanharam os alunos em algumas noites ao lado dos animais.

Apesar do alto nível de dedicação demandado, os futuros técnicos em Agropecuária contam que fariam tudo de novo. Além do prêmio, que deixou a participação ainda mais significativa, eles destacam o apoio dos professores, produtores e visitantes que passavam pelo local, além do aprendizado e das boas recordações que levarão dos seis intensos dias passados na pecuária. “Ficamos muito felizes, porque achávamos que tínhamos perdido, e quando vimos a classificação começamos a comemorar. Foi muito bom! Também adquirimos uma grande experiência lá dentro; mais amigos, mais conhecimento, muitas pessoas incentivando”, lembra Paulo Cesar Barreto, que se orgulha por ter integrado a primeira equipe do Campus Bom Jesus.

Para Lucas Abreu Coutinho, a experiência proporcionou bons momentos ao lado do pai, o produtor Cristiano Melo Coutinho, que também auxiliou o grupo durante os dias de competição. “Ele me ajudou muito, chegou a passar uma noite lá com a gente, e ficou muito orgulhoso”, conta. Os rapazes contaram também com o apoio do aluno João Vitor Gomes Ribeiro, que, apesar de não ter integrado oficialmente a equipe, ofereceu ajuda durante alguns dias na semana. Ele garante que o cansaço foi mero detalhe: “quem gosta do que está fazendo não trabalha, não. Estávamos lá por diversão”. O gosto da conquista incentivou os alunos para novas competições, com animais próprios. “As férias estão aí para participarmos de outros, com animais nossos”, afirma Maycon Costa Machado.

O professor Alisson Jordão, coordenador do Laboratório de Bovinocultura e orientador da equipe, destaca o caráter educacional e integrador da iniciativa. "Ensino tem que ter significado na vida dos estudantes. Isso ajuda muito a cultivar neles as melhores e mais potentes competências. Os estudantes deram show de compromisso, dedicação, entusiasmo, foco... A participação ativa das famílias deles também foi um grande diferencial. Para mim, isso é a mais pura representação do modelo de ensino e de interação com família e comunidade que devemos proporcionar enquanto instituição". A coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária, Kelly Lamônica, também demonstrou sua admiração. “Eles foram muito elogiados por pessoas que têm entendimento e experiência em competições. Estão de parabéns pelo desempenho”, incentiva.