CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento

IFF inscreve para minicurso, workshop e palestra sobre cafés especiais e empreendedorismo

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/10/2022 09h51, última modificação 18/10/2022 11h58
Interessados podem se inscrever no site do evento. Capacitação será ministrada pela degustadora, coffee hunter e mestra de torras de cafés Karla Lima.
Karla Lima é referência na área, com experiência em mercado interno e externo do setor cafeeiro

A Alqualis Jr. e o projeto Café do Agrícola vão receber, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de outubro, a degustadora, coffee hunter e mestra de torras de cafés Karla Lima para ministrar um curso sobre cafés especiais no IFF Bom Jesus. Há 10 anos no mercado, Karla foi a primeira mestre de torra de café da Bahia e hoje atua em São Paulo. Proprietária da Akan Coffee Experience, ela exporta o produto para quatro países e compartilhará sua experiência como empreendedora no setor cafeeiro durante os encontros no Campus Bom Jesus. A programação é aberta ao público e demanda inscrição, pelo site do evento. Serão oferecidas duas capacitações pagas e uma gratuita.

A primeira atividade será o minicurso de torra, na tarde de quinta-feira, dia 20. O investimento para estudantes e produtores rurais é de R$ 40,00 e de R$ 50,00 para o público em geral. Na sexta-feira, dia 21, o workshop "Café fora da Caixa: inovação, café e empreendedorismo no Noroeste Fluminense e ABC Capixaba", direcionado ao público feminino, começa às 8h e vai até as 15h. O investimento é de R$ 50,00 para estudantes e produtores e de R$ 60,00 para o público em geral. Por fim, uma palestra gratuita sobre "Empreendedorismo e inovação com foco em negócios de cafés especiais" acontecerá às 19h.

"Com olhos voltados para o mercado de cafés especiais, empreendedorismo e inovação, serão realizados treinamentos e discussões sobre o processo de torra do café. Será abordada a valorização e comercialização dos cafés especiais no mercado interno e externo, com foco no comportamento empreendedor", antecipa Karla. O coordenador do Laboratório de Café do IFF Bom Jesus, professor Daniel Coelho, destaca a relevância do evento para a região. "Karla é uma profissional muito respeitada e tem muito conhecimento. Como degustadora e classificadora de café, ela busca cafés diferenciados e nossa região ainda é pouco explorada e conhecida na área de cafés especiais. Então tanto para estudantes quanto para produtores é uma oportunidade muito rica para fazer contatos e trocar conhecimento. É uma oportunidade também de apresentar seus cafés, seu trabalho, e começar a entrar no cenário nacional para enviar seu produto para torrefações no país inteiro", considera.

Os encontros acontecerão na sede da AlQualis Jr., na avenida Dario Vieira Borges, 235, bairro Lia Márcia (Módulo 2 do IFF Bom Jesus, próximo ao alojamento masculino). Mais informações podem ser obtidas em https://www.even3.com.br/cafeespecial/ ou pelo telefone (21) 99411-0587.