CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF participa de limpeza do rio Itabapoana

por admin publicado 23/11/2015 07h30, última modificação 15/12/2017 10h34
Professores e alunos do curso de Meio Ambiente se uniram ao mutirão de limpeza do rio Itabapoana e conscientização ambiental, organizado pelo GAC.

“Água é mole, mas não dura”. É com este pensamento que professores e alunos do curso de Meio Ambiente do campus Bom Jesus se juntaram ao mutirão de limpeza do rio Itabapoana para conscientizar a população a respeito da importância de preservar as reservas hídricas da região. O evento do projeto “Meu Itabapoana, minha vida”, idealizado pelo Grupo de Apoio em Calamidades (GAC), foi realizado na manhã de sábado (14) e contou com a participação de aproximadamente 100 voluntários.

Água é mole mas não dura

Equipes do GAC, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra (TG 01-001) percorreram o leito e as margens do rio, recolhendo resíduos que já haviam sido identificados em diagnóstico feito no dia 07 de novembro. Pneus, televisões, carrinho de bebê, fogão, capacete, colchão e vasos sanitários são apenas exemplos dos muitos tipos de lixo recolhidos pelos voluntários.

Nas ruas, os alunos e professores do IFF entregaram adesivos e panfletos de educação ambiental, com dicas de economia de água e informações sobre o tempo de decomposição de alguns dos materiais encontrados no rio. O professor do curso de Meio Ambiente Filipe Ambrósio acompanhou um dos grupos e percebeu que “a população ribeirinha é carente de informação, mas também é muito receptiva a esta informação passada a eles”.

O material coletado foi exibido na feira da cidade. Os transeuntes que acompanharam a chegada dos resíduos ficaram surpresos com a quantidade e a qualidade do que foi exposto no local. Eles apoiaram e elogiaram a iniciativa. O aposentado José Luiz Moraes demonstrou sua satisfação em ver o trabalho: “é algo que só vem beneficiar a população”.

Lixo recolhido rio itabapoana

Este é apenas o passo inicial de um projeto de educação ambiental que será levado adiante. Segundo Willian de Souza Miranda, do GAC, a segunda fase envolverá a conscientização nas escolas e uma segunda limpeza, mais pesada, para tirar galhos e moitas de bambu que estão obstruindo o percurso da água.

Além do GAC, do IFFluminense, da Defesa Civil e das prefeituras de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e de Bom Jesus do Norte (ES), do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra, são parceiros do projeto: Rotary, Lions, Top Mak, Lá Fora e CityFarma.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 18/11/15)