CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Desenvolvimento regional

IFF participa de planejamento para criação de circuito gastronômico em Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana, com informações da PMBJI publicado 12/06/2018 11h30, última modificação 12/06/2018 11h48
Circuito promoverá desenvolvimento de setores produtivos e de serviços na região de Rosal, distrito bonjesuense.
Circuito Gastronômico

Obras de revitalização também foram iniciadas no parque recentemente.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus sediou na última sexta-feira, dia 8 de junho, a primeira reunião da equipe responsável pelo desenvolvimento do agroturismo gastronômico em Bom Jesus do Itabapoana, especificamente em Rosal, segundo distrito do município. O objetivo é beneficiar produtores rurais do entorno do Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal que tenham interesse em comercializar produtos agroecológicos para fomentar o desenvolvimento econômico da região.

Capacitação é uma das ações previstas pelo Conselho Municipal responsável pelo Parque, visando qualificar a mão de obra em todo o processo de produção e comercialização dos produtos regionais. “O IFFluminense é um dos fomentadores desse processo, capacitando esses produtores em termos de preparo dos alimentos, embalagem, comercialização e demais áreas necessárias”, explica o diretor-geral do campus, Carlos Freitas. O curso técnico em Alimentos; a AlQualis, Empresa Júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos; e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFF (ITCP-IFF) atuarão na oferta de treinamento aos produtores. Outras instituições também farão parte da iniciativa, como a Emater, o Sebrae e a Firjan.

A proposta prevê, ainda, a expansão e desenvolvimento de outras áreas potenciais do local, como o turismo agroecológico. Para tanto, setores como hotelaria e artesanato também serão incluídos no planejamento e todos os produtos gerados na região poderão ser comercializados dentro do parque.

Gestores municipais, representantes da sociedade civil, servidores e alunos do IFF participaram do encontro na última sexta-feira e nesta quarta-feira, dia 13 de junho, o Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal receberá veículos e equipamentos que serão usados na conservação e manutenção do local. A cerimônia de entrega acontecerá na Praça Governador Portela, às 12h.

Sobre -  O Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal é uma categoria de Unidade de Conservação de proteção integral, criado pela Lei Federal nº 9.985 de 18/07/00, conhecida como “Lei do SNUC” (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), objetivando primordialmente a proteção da biodiversidade, recreação, pesquisa, interpretação, educação ambiental e o uso turístico de base sustentável.

Criado em 23 de Maio de 2002, a partir da lei Nº 681, pela doação da empresa ROSAL ENERGIA S/A, responsável pela UHE ROSAL, em cumprimento do que dispõe a Lei Federal nº 9.985, de 18/07/2000, com a superfície de aproximadamente 93,33 hectares. Localizado em área denominada Volta Grande e Piedade, a 16 km de Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, O Parque está localizado a 40 km do centro do município.