CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

IFF participa pela primeira vez da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/11/2022 15h23, última modificação 22/11/2022 15h50
Estudantes da AlQualis Jr. e do Laboratório de Qualidade de Café atuaram como baristas no evento.

Estudantes atuaram no estande da Cresol Minas Gerais, por meio de contrato firmado com a AlQualis Jr.

A equipe do projeto Café do Agrícola, em parceria com a AlQualis Jr., participou de mais um evento do setor cafeeiro entre os dias 16 e 18 de novembro. A Semana Internacional do Café (SIC), realizada na capital mineira, é uma das maiores feiras do mundo e traz como proposta a conexão e geração de oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. Quatro graduandas do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do IFF Bom Jesus atuaram como baristas no estande da Cresol Minas Gerais, por onde passaram cerca de 1.500 pessoas.

Esta foi a primeira vez que o IFFluminense participou do evento, resultado da atuação do projeto coordenado pelo professor Daniel Coelho. Segundo ele, foi uma rica oportunidade para o desenvolvimento de habilidades em condições reais, proporcionando a vivência de funcionamento e operação de uma cafeteria em um evento de grande porte. “Além do posicionamento e divulgação do trabalho que é realizado no IFF Bom Jesus por meio do Laboratório de Qualidade do Café e da AlQualis Jr., acredito que o treinamento que as alunas tiveram na Cafeteria Escola e os demais treinamentos e eventos dos quais já participaram contribuíram para que elas pudessem entregar um serviço de qualidade”, analisa Daniel. A satisfação do público foi comprovada pelo grupo e pelos feedbacks positivos em relação ao atendimento e à qualidade das bebidas preparadas.

Maiara - Semana Internacional do Café.jpgOs elogios foram motivos de satisfação e gratidão para as discentes. “As pessoas foram gentis e solícitas. Me senti acolhida. Não tinha dimensão do quão grande era o evento e foi muito legal visitar os outros estandes, observar e conhecer o trabalho deles”, lembra Maiara Monteiro de Azevedo (foto), graduanda do sexto período do CTA. Apesar de já ter participado de outros eventos, como o São Paulo Coffee Festival e o Rio Coffee Nation, ela afirma que se surpreendeu com a dimensão da SIC e que tais experiências têm lhe proporcionado o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, além de autoconhecimento. "É com as experiências da vida que a gente vai se descobrindo", disse.

A estudante Tamires Amaral Bagot, bolsista do projeto, também já havia participado de outros eventos menores e considerou positiva a experiência da SIC. “Foi incrível. Serviu de termômetro para os próximos grandes eventos que virão e também para que nosso projeto pudesse expandir, trazendo visualização não só para o Café do Agrícola mas para o Campus Bom Jesus. A SIC foi um evento agregador, onde pude aprender muito com outros profissionais e estudiosos a respeito do café, desde a plantação até à xícara perfeita”, analisa. Ela conta, ainda, que nunca havia pensado em atuar na área, até conhecer as atividades do Laboratório de Qualidade do Café. “Comecei a me interessar cada vez mais e me tornei bolsista. Já passei por dois projetos, o INOVAGRÃO e o projeto em que estou atualmente. Com a participação em diversos eventos e atuando diretamente com café no laboratório e na cafeteria, me encontrei”, afirma, garantindo que planeja continuar o aperfeiçoamento na área.

Também participaram as alunas Thatiana Aparecida Xavier Borges, Larissa Barcellos e o estudante Wesley Barcellos. O professor Daniel Coelho considera que a oportunidade na SIC representou a porta de entrada de outros eventos, atividades, e parcerias. As ações e serviços oferecidos pelo Laboratório de Qualidade do Café podem ser conferidas no perfil do projeto no Instagram e a comunidade pode experimentar as bebidas servidas pela equipe na Cafeteria Escola, cujo funcionamento acontece atualmente às terças-feiras, de 9h30 às 10h30; quartas e quintas-feiras, das 9h20 às 10h30 e de 14h às 15h30.