Notícias
Desenvolvimento regional
IFF produz 160 mil mudas de café para doação
O prefeito Antônio Cuíca, de São José do Calçado, visitou o viveiro de mudas no IFF Bom Jesus.
Produtores rurais do sul capixaba serão beneficiados pela doação de 160 mil mudas de café produzidas pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Por meio de uma parceria firmada com o Incaper e as prefeituras municipais de São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, os agricultores poderão se cadastrar para recebimento de mudas das linhagens Conilon e Arábica.
Serão 100 mil plantas doadas a produtores de São José do Calçado e 60 mil para os de Bom Jesus do Norte. Os insumos, sementes e mão de obra serão custeados pelas prefeituras e o IFF oferecerá a infraestrutura do campus e parte técnica operacional para o plantio e cultivo. Segundo o professor Lanusse Cordeiro, a iniciativa é importante também para a comunidade acadêmica, pois oportuniza aos estudantes a participação no processo produtivo durante as aulas e estágios.
O prefeito de São José do Calçado, Antônio Cuíca, comemorou a conquista, que, segundo ele, fortalecerá o homem do campo e impulsionará a economia da cidade. “Essa ação representa um avanço significativo para o desenvolvimento agrícola local e a sustentabilidade das famílias que dependem do cultivo do café. Agradecemos ao IFF pela colaboração e por mais essa entrega, que, com certeza, transformará o cenário agrícola da nossa região”, considerou.
O prefeito Toninho Gualhano, de Bom Jesus do Norte, também esteve no IFF Bom Jesus para celebrar a parceria.
O diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, destacou a relevância das ações conjuntas entre os órgãos municipais, estaduais e federais para as localidades. “As parcerias do IFF com as prefeituras vêm se fortalecendo a cada ano. Essas mudas serão essenciais para o desenvolvimento dos produtores de café da nossa região, além de serem importantes pedagogicamente aos nossos estudantes”.
Para obter as doações, os interessados deverão realizar o cadastramento no Incaper, que fará a liberação para retirada das mudas no Campus Bom Jesus.