CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

FIC

IFF recebe alunos de Medicina Veterinária para Curso de Colheita e Beneficiamento de Mel

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/05/2022 13h05, última modificação 24/05/2022 13h23
Estudantes da faculdade Estácio, de Campos dos Goytacazes, e alunos do IFF Bom Jesus participaram da capacitação.
Curso Boas Práticas de Colheita e Beneficiamento de Mel

Mel, própolis, geleia real, cera... são muitos os produtos oferecidos pelas abelhas e consumidos pelos seres humanos, para diversos fins. A garantia de qualidade dessa matéria-prima depende do uso de técnicas adequadas desde o manejo das colmeias até a colheita e beneficiamento do material. Na última sexta-feira, dia 20 de maio, o Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana recebeu um grupo de estudantes que agora estão capacitados para essas importantes tarefas.

Oferecido pelo professor Geraldo Pereira, com participação do professor Will Pereira e do auxiliar de agropecuária Alcênio Nazarino, o curso “Boas Práticas de Colheita e Beneficiamento de Mel” recebeu alunos do IFF Bom Jesus e do Curso Superior em Medicina Veterinária da faculdade Estácio, de Campos dos Goytacazes. Segundo o professor Geraldo, as boas práticas na colheita e beneficiamento do mel representam um gargalo da cadeia produtiva da apicultura. “Este é um tema de extrema importância, pois se reflete diretamente na saúde do consumidor final. Os participantes puderam exercer de forma prática todos os conceitos vistos na teoria, desde o preparo para a colheita, colheita, transporte de mel até a Casa do Mel e todas as etapas de beneficiamento”, explicou.

Além da capacitação teórica e prática, o curso possibilitou a criação de um ambiente multidisciplinar, com participação de estudantes de cursos superiores, como Medicina Veterinária e Ciência e Tecnologia de Alimentos, e técnicos, como Agropecuária e Alimentos. “Isso permitiu a troca de experiências e a consolidação, de fato, do aprendizado entre os estudantes”, conta Geraldo.

Para a futura médica veterinária Monique Leal Gomes, do quinto período, o curso ressalta a importância de estimular a especialização e profissionalização da atividade, por meio do conhecimento e aprimoramento das técnicas de manejo e boas práticas para a obtenção de produtos apícolas de alta qualidade. “Destaco a importância da atuação do serviço de inspeção oficial para garantir a identidade e qualidade destes produtos. Para mim, estudante de Medicina Veterinária, obter tal experiência foi altamente importante e satisfatório”, avaliou.

A aluna Gabriela Marques Lamão, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, também participou do curso e elogiou a atuação dos profissionais que orientaram as atividades. “A parte teórica foi muito bem elaborada, as explicações ficaram de fácil compreensão. A parte prática, então, foi muito boa! Todos conseguiram participar e pareciam ter gostado muito”, ponderou, acrescentando que a experiência despertou ainda mais seu interesse pela área.

Lara Azevedo de Poly Carvalho, também estudante de Medicina Veterinária, destacou a qualidade da estrutura oferecida pelo IFF Bom Jesus, assim como a receptividade da equipe e o ineditismo do conteúdo. “Para mim, foi um aprendizado único. Foi um curso completo. A Veterinária é uma área muito abrangente e não conseguimos ver tudo com profundidade durante a graduação, então o curso me ajudou muito nesse aspecto. O que vocês proporcionam aos alunos é maravilhoso, só tenho a agradecer”, disse, garantindo que voltará ao campus, caso sejam oferecidas outras capacitações.

As aulas teóricas foram ministradas no auditório Amanda Celeste e, para as atividades práticas, os estudantes passaram pelo setor de apicultura do Campus Bom Jesus e pela Casa do Mel. Participaram alunos dos cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agropecuária e Alimentos do IFF Bom Jesus e de Medicina Veterinária da faculdade Estácio, de Campos dos Goytacazes.