CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

II Quarta das Mulheres promove acolhimento e empoderamento no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/08/2024 10h31, última modificação 09/08/2024 16h09
Evento discutiu a violência contra a mulher, em comemoração ao Agosto Lilás.
II Quarta das Mulheres - Oficina de Defesa Pessoal

Evento tinha vagas limitadas e contou com a participação de cerca de 30 estudantes do Campus Bom Jesus.

Técnicas de defesa pessoal, tipos de violência contra a mulher, o que fazer para evitá-los e como procurar ajuda foram alguns dos temas abordados no II Quarta das Mulheres, realizado quarta-feira, dia 07 de agosto, no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. O evento foi organizado por alunas do Curso Superior em Engenharia de Computação, sob orientação da professora Ana Mara Figueiredo.

A tarde foi iniciada com uma oficina sobre defesa pessoal, ministrada pela tricampeã mundial de jiu jitsu Fernanda Mazzelli. As participantes tiveram a oportunidade de visualizar e reproduzir movimentos de defesa pessoal, tirar dúvidas e praticar as técnicas ensinadas pela atleta. “É muito importante terem a consciência de que podem se defender, ganhar tempo para chamar ajuda. Entender que não precisam se submeter a situações de violência, que podem acontecer dentro e fora de casa. É muito importante que em uma instituição de ensino tenhamos palestras como essa”, ponderou Mazzelli. Ela também ressaltou a relevância de praticar esportes e desenvolver consciência corporal para saber se defender. “Esportes de contato, como o jiu jitsu, ajudam muito a entender o que podemos fazer com o nosso corpo e como usar a força do outro em nosso favor”, disse.

Alice Vervloet, aluna do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, elogiou a iniciativa e considera importante a abordagem do assunto na escola. “Acho que poderíamos ter aulas de defesa pessoal, não só para meninas, mas também para os meninos, porque a escola está nos preparando para o mundo lá fora e não sabemos o que iremos encontrar lá. A oficina foi muito importante neste sentido, muito produtiva e dinâmica”, afirmou.

A programação contou, ainda, com uma palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pela equipe do Núcleo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (NAM) da Faculdade Metropolitana São Carlos (Famesc). “A palestra foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre os diferentes tipos de violência, como identificá-los, evitá-los e buscar ajuda. Esses diálogos foram essenciais para promover um ambiente seguro e acolhedor dentro da instituição”, avaliou a professora Ana Mara. Para ela, o evento reforçou a importância do fortalecimento e da construção de um sentimento de pertencimento entre as mulheres, criando uma rede de apoio sólida e consciente.

II Quarta das Mulheres - Oficina de Defesa Pessoal

Campanha - O II Quarta das Mulheres foi realizado também com o objetivo de celebrar o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, que tem como objetivo dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia. A campanha do Governo Federal deste ano foi lançada também na última quarta-feira, dia 07, pelo Ministério das Mulheres. Traz o tema “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” e marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha.

Vítimas de violência podem procurar auxílio pelo número 180, da Central de Atendimento à Mulher.