CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inscrições abertas para atividades da XI Mostra do Conhecimento

por Italo dos Santos Ferreira publicado 11/09/2023 08h00, última modificação 25/10/2023 21h13
Programação completa está disponível no site do evento e participantes devem se inscrever individualmente em cada atividade.
Xi mostra do conhecimento e iv feira de oportunidades_noticia

Contagem regressiva para a XI Mostra do Conhecimento e IV  Feira de Oportunidades do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Faltam apenas sete dias para o início da programação do maior evento realizado anualmente pelo IFF Bom Jesus e os participantes podem, a partir desta segunda-feira, dia 11 de setembro, escolher as atividades das quais desejam participar. Competições esportivas, palestras, oficinas, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos e atividades culturais estão previstas. Os temas continuam variados: de milhas aéreas a "cálculo do valor de pi arremessando fósforos", há atrações para todos os gostos e interesses.

Para garantir a participação nas atividades, os interessados deverão se inscrever primeiramente no evento, pelo site https://eventos.iff.edu.br/ximostradoconhecimento, e, em seguida, clicar em "Participar" em cada uma das opções oferecidas pela programação, que também está disponível no site da MostraÉ importante se atentar aos dias e horários, para que não escolham atividades que aconteçam concomitantemente.

As Olimpíadas Intercursos farão as honras, dando início à semana de eventos. A partir das 7h do dia 18 de setembro, segunda-feira, os cursos se enfrentarão em modalidades já conhecidas, como atletismo, basquete, futsal, handebol, natação e vôlei. Neste ano a programação esportiva também acontecerá à noite, com disputas entre as atléticas dos cursos superiores, a partir das 18h30min.

Na terça-feira, dia 19, duas palestras estão previstas: para pesquisadores e extensionistas, o professor Hilton Galvão falará sobre "Captação de recursos em órgãos externos de fomento" e, para os que não abrem mão de viajar com economia, a professora Ligia Rebelo convida a navegar pelo mundo das milhas aéreas.

A abertura oficial da Mostra acontece na quarta-feira, dia 20, às 7h30min, seguida de uma novidade desta edição: o Dia do Estudante. Originalmente celebrado em agosto, quando os estudantes estavam de férias, a festividade foi incorporada à XI Mostra do Conhecimento e promete divertir os discentes com gincanas, música e outras ações integradoras. Será promovido pelo Grêmio Estudantil em parceria com a Diretoria de Assistência Estudantil e Coordenação de Arte, Cultura e Eventos do campus

À tarde será a vez de conhecer as instituições parceiras do IFF Bom Jesus na IV Feira de Oportunidades, que trará para a comunidade um espaço com estandes de empresas de diversos setores para apresentarem seus negócios, áreas de atuação e possibilitar aos interessados também a oportunidade de deixarem seus currículos. Enquanto isso, a programação científica acontecerá no Hall do prédio de aulas, com as apresentações de trabalhos aprovados.

Nos dias seguintes são mais de 80 opções de oficinas, palestras e minicursos para escolher, além dos torneios de robótica e xadrez; da "caça aos pinguins"; do lançamento do livro "Deu Plágio! E agora?", do professor Raphael Andrade, e de uma sessão de cinema promovida pelo Grêmio Estudantil.

Como não poderia deixar de ser, a Mostrinha do Conhecimento também trará atividades para o público infantil, começando com uma caça ao tesouro para crianças de 5 a 12 anos, na manhã de quinta-feira, dia 21 de setembro. Na sexta-feira, dia 22, o estudante Vinícius Teixeira Amichi, do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, ensinará os primeiros traços de desenho para crianças de 7 a 12 anos. Também é necessário que as crianças estejam inscritas nas atividades, tendo em vista o número limitado de vagas.

Todas as atividades da Mostra do Conhecimento são gratuitas e haverá certificação para os participantes devidamente inscritos e presentes. Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais da Mostra do Conhecimento, disponíveis no site mostradoconhecimento.bomjesus.iff.edu.br.

Confira a programação completa e realize suas inscrições no site https://eventos.iff.edu.br/ximostradoconhecimento.