CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Cultura

Inscrições abertas para evento sobre patrimônio cultural

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/06/2021 17h56, última modificação 28/06/2021 18h02
Interessados podem se inscrever on-line, pelo site do evento. Programação acontecerá nos dias 05, 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto, pelo Youtube.
Inscrições abertas para evento sobre patrimônio cultural

Você sabe o que é patrimônio cultural? E educação patrimonial? Sabe a importância de conhecer o patrimônio cultural de sua cidade? Para responder a essas e outras questões, e dialogar sobre o patrimônio cultural de Bom Jesus do Itabapoana, o Conselho Municipal de Políticas Culturais e o Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural (CMPPC) de Bom Jesus se uniram para realizar o painel cultural “Patrimônio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana/RJ: diálogos e possibilidades”, que conta também com o apoio do Centro de Memória do IFF Bom Jesus.

O evento começa na próxima segunda-feira, dia 05 de julho, e segue com programação on-line até o dia 02 de agosto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do evento (acesse AQUI) e haverá certificação para os participantes.

Paula Bastos, servidora do IFF e presidente do CMPPC, destaca a importância de a comunidade perceber o patrimônio como algo que reflete sua identidade. “Entendemos que trabalhar com  educação patrimonial, refletir sobre o nosso patrimônio em todos os seus aspectos, ajuda a construir novos olhares voltados para a diversidade de nosso patrimônio cultural e a importância de sua preservação”, explica.

Para o presidente do CMPC, Thadeu de Moraes Almeida, o Painel Cultural é um reviver da história cultural e patrimonial de Bom Jesus do Itabapoana e seu entorno. “Estes olhares ao passado objetivam uma  melhor compreensão do presente e, sem dúvida, a construção de alicerces para novas frentes de trabalho diante deste contexto”, avalia.

As transmissões das mesas temáticas acontecerão pelo canal dos Conselhos no Youtube, sempre às 18h. O primeiro encontro será na segunda-feira, dia 05 de julho, com o tema “Sons e sabores locais”. Os convidados conversarão sobre patrimônio imaterial, como música e gastronomia, como vínculos de afetos e coletividade.

Confira a programação completa AQUI.