CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento online

Inscrições abertas para o Abril Indígena do Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/04/2020 15h57, última modificação 21/04/2020 15h59
Programação será realizada por meio de plataforma online e participantes receberão certificado.
Abril Indígena

O isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19 não será empecilho para a realização do Abril Indígena deste ano. Adaptado para realização online, o evento será gratuito e aberto ao público, que terá acesso a conteúdos sobre diversos assuntos ligados à temática indígena. Palestras, oficinas, mesas redondas e até apresentação de documentário estão previstos na programação, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 29 de abril. As inscrições começam nesta terça-feira, dia 21, pelo site do evento, e ficarão disponíveis até sábado, dia 25.

O evento acontecerá prioritariamente em salas de webconferência, com limite de 25 participantes. Os interessados deverão se inscrever nas atividades para receber, por e-mail, o link e as instruções para acesso ao ambiente virtual. Karina Neves, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Bom Jesus, orienta aos participantes que não se inscrevam em atividades consecutivas, para que o possível atraso no término de uma não impeça a participação na seguinte. É sugerido, ainda, que o número de inscrições não seja superior a três atividades por pessoa, para que todos tenham a oportunidade de acessar à programação.

“Contaremos com a participação de lideranças indígenas de renome nacional e o Jornal Estudantil, juntamente com o Neabi, entrevistará a indígena, ativista e professora Shirley Krenak. Além disso, teremos várias outras atividades, como o documentário exibido pelo Cineclube Debates, seguido por uma mesa redonda com os produtores, diretores e participantes. O projeto fará também uma transmissão ao vivo pelo Instagram, aberta ao público”, cita Karina. A programação, que terá início às 9h, conta, ainda, com discussões literárias, promovidas pelos projetos Café com Letras e Sarau do IFF; oficinas sobre culinária indígena com receitas; debates sobre a pesquisa indígena, entre outros. Confira todas as atividades AQUI.

O evento, promovido pelo Neabi e projetos parceiros, acontece desde 2013. Criado como Mostra Indígena, em 2016 passou a se chamar “Abril Indígena”, e todos os anos recebe a comunidade, alunos e representações indígenas, bem como estudiosos da cultura indígena.