CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Neabi

Inscrições abertas para o Novembro Negro do IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/11/2022 10h20, última modificação 09/11/2022 10h37
Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site do evento.
I Simpósio Novembro Negro do IFF Bom Jesus

Evento homenageia o escritor Lima Barreto.

O Novembro Negro do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana homenageia neste ano o escritor Lima Barreto. Com o tema "A identidade cultural engajada de Lima Barreto: uma voz que nasceu negra na literatura", o evento traz palestras, roda de conversa e concursos de fotografia, desenho e redação. As inscrições são gratuitas, abertas à comunidade e podem ser feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/1simposionovembronegro-bji, onde também está disponível a programação.

Estão previstos três encontros para discutir temas como representatividade e racismo, por exemplo. Dois deles acontecerão na tarde desta quarta-feira, dia 09 de novembro: as palestras "Representatividade como construção da identidade" e "Luta antirracista no ensino superior" serão ministradas pelo professor Wedson Pacheco, às 13 e às 18h30, respectivamente, no auditório do IFF Bom Jesus. No dia 16 de novembro será a vez do Café com Letras, que conduzirá uma conversa sobre Vozes Negras. Também nesse dia acontecem os concursos de fotografia, desenho e redação. As produções devem ser entregues no dia 16 de novembro, conforme critérios estabelecidos pela comissão organizadora. Mais informações estão disponíveis AQUI. Basta acessar a área da programação e selecionar a atividade sobre a qual deseja se informar.

Lima Barreto, autor homenageado nesta edição do Novembro Negro, propôs em sua obra assuntos de discriminação social e personagens negros, criticando a República e a hipocrisia brasileira e denunciando, inclusive, a violência contra a mulher. Segundo a comissão organizadora do evento, "em um momento de articulações políticas pela reafirmação, consolidação, e ampliação de políticas de ações afirmativas, a valorização de epistemologias negras se torna essencial nas escolas e demais espaços da vida social". O Novembro Negro é realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFF Bom Jesus, em parceria com o Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugedis) e os projetos Café com Letras, Cineclube Debates, Quarta Musical e Sarau do IFF.