CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Processo Seletivo

Inscrições abertas para processo seletivo do Curso Técnico Concomitante em Informática

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/04/2017 11h00, última modificação 12/04/2017 15h34
São oferecidas 30 vagas, sendo 14 de ampla concorrência. Inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio de 2017.
IFF oferta vagas para Cursos Técnicos de Nível Médio

O Campus Bom Jesus do Instituto Federal Fluminense está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Ingresso no Curso Técnico em Informática, de Nível Médio, na modalidade Concomitante, para o segundo semestre letivo de 2017. Há vagas, também, para cursos do Campus Avançado São João da Barra e dos Campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã e Unidade de Formação de Cordeiro.

Esta é a primeira vez que a seleção de ingresso nos Cursos Técnicos será realizada no meio do ano. “Este processo substitui a Concomitância Externa que era destinada, exclusivamente, a alunos de escolas públicas”, explica Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFFluminense, enfatizando que a lei de cotas já prevê a reserva de no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública. “Agora, qualquer pessoa que atenda aos requisitos pode se inscrever, ampliando a possibilidade de participação de toda a comunidade”, acrescenta.

As inscrições poderão ser feitas no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br, durante o período de 12 de abril a 12 de maio de 2017, ou presencialmente no campus ofertante do curso pretendido. Para realizar a inscrição, o candidato deve ter: CPF próprio, Documento Oficial de Identificação com foto, próprio, e Correio eletrônico (e-mail).

A taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00, deverá ser paga mediante a Guia de Recolhimento da União – GRU, gerada no momento da inscrição. O candidato que fizer jus à isenção da taxa deverá requerê-la no momento da realização da inscrição, no período de 12 a 26 de abril.

As vagas são destinadas aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2.º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente (Técnico Concomitante); ou que tenham concluído o Curso Técnico de Nível Médio ou o Ensino Médio (antigo 2.º grau), ou que possuam Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no Enem (Técnico Subsequente).

São oferecidas, ao todo, 740 vagas, em diversos Cursos Técnicos do IFFluminense, tais como Eletromecânica, Informática, Cozinha, Automação Industrial, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Enfermagem e Farmácia. O quadro completo de vagas pode ser conferido no Anexo II do Edital N.º 64/2017, que rege a seleção.

Para este processo, há uma novidade, que é a reserva de vagas das cotas para pessoas com deficiência. “Esta alteração se deve à publicação da Lei N.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016 e ao disposto na Lei N.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto 7.824, de 11 de outubro de 2012”, ressalta Marcelo.

O Processo Seletivo será desenvolvido em etapa única que compreende prova objetiva de múltipla escolha, a ser aplicada no dia 11 de junho de 2017, das 8h30min às 11h30min.

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br.