CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Intercâmbio

Inscrições de candidatos à Mobilidade Estudantil no IPB vão até quarta-feira, dia 03

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/05/2023 12h47, última modificação 02/05/2023 12h48
São oferecidas duas vagas para estudantes dos cursos superiores em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Computação do IFF Bom Jesus.
Oportunidade de Intercâmbio

Estão abertas, até esta quarta-feira, dia 03 de maio, as inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. São oferecidas duas vagas, sendo uma para estudante do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, para intercâmbio de um ano, e uma vaga para discente do Bacharelado em Engenharia de Computação, para um semestre letivo. Ambas integram o programa de dupla diplomação, em que os graduandos participantes farão jus a diplomas válidos no Brasil e na Europa, desde que atendidos todos os requisitos previstos pela iniciativa.

Podem se inscrever alunos que estejam regularmente matriculados e cursando o quarto período do curso superior em Engenharia de Computação, ou o quinto período do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Também é preciso ter coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) ou equivalente igual ou acima de 70%.

Para se candidatar, o interessado deverá enviar a documentação prevista no Edital nº 17/2023 para dpe.bomjesus@iff.edu.br, constando no título do e-mail “Edital Mobilidade Acadêmica - nome completo do candidato”. A lista inclui: ficha de inscrição, identidade, CPF e comprovante de quitação eleitoral; comprovante de matrícula oficial; cartas de motivação do discente; de recomendação de um professor do curso no qual se encontra matriculado; de compromisso e aceite de um professor do curso de graduação do candidato, comprometendo-se a ser orientador do referido aluno, durante seu período de intercâmbio, entre outros. A relação completa está disponível no Capítulo V do edital.

Custos com alimentação e moradia são de responsabilidade do estudante, assim como despesas com passaporte, visto, passagens aéreas, seguro saúde, emissão de diplomas e creditações. Após a matrícula, os alunos devem regularizar o pagamento de propinas/mensalidades no IPB, podendo efetuar o pagamento à vista no valor de 1.329,00 € ou em 10 prestações de 132,90 €.

Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e o IFF, os discentes de intercâmbio poderão estar isentos do pagamento da anuidade no IPB, porém o pedido de isenção deve ser realizado anualmente e ainda se encontra em avaliação pelo IPB. Sendo assim, até a publicação do Edital não havia garantia da isenção da propina/mensalidade.

A seleção será realizada por comissão responsável, conforme critérios estabelecidos no Capítulo VI do edital. O resultado parcial será publicado no dia 05 de maio, com prazo para recursos no dia 06. O resultado final será divulgado no dia 08 de maio.
Mais informações estão disponíveis no Portal de Seleções.