CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

2023

Integração solidária conclui programação de acolhimento aos alunos no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/03/2023 15h34, última modificação 30/03/2023 16h07
Veteranos e calouros se divertiram com as atividades de recepção, realizadas desde o dia 20 de março.
Integração Solidária

Dez dias depois de iniciado o ano letivo de 2023 no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, os novos alunos já se sentem mais à vontade na instituição. As diversas atividades de acolhimento e integração possibilitaram a aproximação de veteranos e calouros, o reconhecimento dos espaços no campus, a apresentação dos professores, projetos e atividades previstas para este ano.

A última ação de acolhimento prevista para esses primeiros dias, realizada pelo Grêmio Estudantil, aconteceu na última quarta-feira, dia 29 de março, na quadra poliesportiva. Guiados por seus veteranos, os estudantes recém-chegados à instituição participaram de brincadeiras, foram pintados pelos colegas e se divertiram registrando o que consideram um verdadeiro rito de passagem, marcando oficialmente a chegada à nova escola.

Maria Eduarda Rangel Azevedo, do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, elogiou a acolhida e afirmou ter sido uma experiência tão diferente quanto afetuosa. “Foi muito legal, quase uma experiência de faculdade. Me senti bem recebida e acho importante a realização desta recepção. Chegamos ao IFF com aquela insegurança sobre como vai ser e foi bom porque enturmou todo mundo”, disse a estudante, para quem estudar no IFF foi um sonho que a acompanhou desde a infância.

Integração Solidária 2023

Não faltaram registros e elogios às brincadeiras.

Um dos veteranos do Curso Técnico em Alimentos, o estudante Eduardo Jovita Paulino, do terceiro ano, também se divertiu durante a ação e destacou a disponibilidade das turmas da casa em acolher os colegas. "Pudemos mostrar a eles que somos todos unidos e que eles podem contar sempre conosco. Muitos chegam tímidos à escola, não sabem como se aproximar, mas com as brincadeiras e descontrações fizemos amizades, que foi o mais importante", explicou.

A “Integração Solidária”, como foi nomeado o evento realizado pelo Grêmio, propôs a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a alguma instituição da cidade. A apuração ainda não foi concluída, mas a turma que acumular mais pontos por itens doados receberá um prêmio. Para o diretor de Integração do Grêmio, Carlos Henrique Reis dos Santos Silva, do Curso Técnico Integrado em Química, o encontro proporcionou uma conexão tanto entre os cursos quanto entre os calouros e veteranos. “Todos tiveram um ótimo momento de descontração e diversão. Acredito que isso possa proporcionar uma melhor convivência entre os estudantes do IFF durante o ano letivo”, ponderou.

Abertura do ano letivo

A primeira recepção aos discentes foi realizada na manhã do dia 20 de março, na quadra poliesportiva, onde a equipe gestora e os coordenadores dos cursos se apresentaram e deram as boas vindas à comunidade acadêmica. Os alunos dos segundos e terceiros anos seguiram para as aulas, enquanto as novas turmas se reuniram com os coordenadores e professores para apresentações, explicação sobre as ações de assistência estudantil do campus e repasse de informações. À tarde, os calouros participaram de uma gincana, com brincadeiras e desafios orientados pelos professores.

Nem o sábado ficou de fora da programação e, como dia letivo, reuniu os estudantes no IFF Bom Jesus para atividades esportivas. Não apenas eles: as competições envolveram também os servidores, que se arriscaram em jogos de vôlei, basquete e futsal. O auxiliar em Enfermagem do campus, Samarony Machado Borges, participou do time dos servidores e considerou a iniciativa maravilhosa. “Essas ações de integração entre estudantes e servidores são sempre muito boas e acredito que deveriam acontecer durante todo o ano. Notei uma ausência significativa dos servidores e espero que em próximas oportunidades tenhamos ainda mais colaboradores presentes”, incentivou. O placar ficou dividido, com vitória no vôlei para os servidores e, para os discentes, no basquete e futsal.

Reunião de pais

Com o objetivo de informar os pais e responsáveis sobre o Instituto e sobre as ações de Ensino e Assistência Estudantil, haverá duas reuniões na próxima quarta-feira, dia 05 de abril, no auditório da escola. Os encontros acontecerão nos seguintes horários:

• 18h às 19h15: primeiros anos dos Cursos Técnicos em Alimentos, Química e Informática

• 19h30 às 20h45:  primeiros anos dos Cursos Técnicos Técnico em Agropecuária e Meio Ambiente