CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IV Feira de Oportunidades reúne comunidade, produtores, projetos e empresas no IFF Bom Jesus

por Italo dos Santos Ferreira publicado 10/10/2023 15h46, última modificação 25/10/2023 21h08
Integração e intercâmbio entre os diferentes públicos marcou a manhã de atividades do evento, realizado durante a XI Mostra do Conhecimento.
Iv feira de oportunidades do iff bom jesus 1

Torta na cara, sorteios, brindes, aulas de técnicas de primeiros socorros, aferição de pressão arterial, consultoria financeira, entrega de currículos, produtos agroecológicos e feira de artesanato foram algumas das muitas atrações da IV Feira de Oportunidades do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Realizado durante a programação da XI Mostra do Conhecimento, o objetivo do evento é oportunizar uma aproximação entre as empresas parceiras e o público interno e externo, promovendo intercâmbio de conhecimento e informações, criação de redes de contatos e até oportunidades de emprego.

A empresa Xamego Bom participa desde a primeira edição da Feira e neste ano também esteve presente na conferência de abertura da XI Mostra do Conhecimento. Na ocasião, o representante Heleilton Amado ministrou a palestra “Preparação para o trabalho: como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego”. Ele falou sobre a presença de egressos do IFF Bom Jesus entre os colaboradores da instituição e anunciou a contratação de quatro jovens aprendizes, estudantes do campus

Samanta da Conceição de Jesus Guimarães e Gustavo Braz da Silva Campos, do Curso Técnico Integrado em Alimentos; Kauã Azevedo Mangefeste, de Informática, e Iris da Silva Siqueira, de Agropecuária, integrarão o time da empresa, que já conta com três egressos do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos e uma técnica em Meio Ambiente formada pela instituição, todos elogiados por Heleilton, que é gestor de Recursos Humanos da Xamego Bom.

Estreante na Feira, a cooperativa Sicredi esteve presente para dialogar com a comunidade, apresentar seus serviços e os meios para que os interessados se candidatem a vagas de emprego na instituição. Segundo o gerente da unidade de Bom Jesus do Itabapoana, Wilson Sales, a proximidade com o público possibilitou uma comunicação eficaz e sem ruídos, aspecto importante durante a seleção de candidatos para a empresa.

“Pudemos conversar com os participantes sobre os caminhos para se candidatarem às vagas do Sicredi e, antes disso, explicar o que é o Sicredi. Essa explicação é importante para saber se o que a empresa oferece vai ao encontro do propósito desses alunos. As pessoas buscam propósito naquilo que fazem, então quando falamos do que somos, fazemos e nosso modelo de trabalho, vamos encontrar pessoas cujo objetivo se encontra com o nosso. É quando temos o candidato perfeito”, explica o gestor, garantindo a participação nos próximos eventos do IFF Bom Jesus.

O coordenador de Extensão do campus, Hilton Galvão, agradeceu às instituições pela participação e destacou a avaliação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ), que elogiou a expressiva participação dos discentes durante o evento, assim como o interesse pelas ações do Conselho. "O CRT esteve presente com uma van e sua equipe, que enalteceu o engajamento dos estudantes em visita ao estande, procurando saber mais sobre o conselho e suas respectivas profissões", conta Hilton. "Somos muito gratos a todos que se envolveram direta ou indiretamente na realização do evento", acrescenta.

A IV Feira de Oportunidades teve participação da AlQualis Jr.; projeto Sabores e Saúde, do IFF Bom Jesus; Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana; Sebrae; Senar Rio de Janeiro; Emater Rio; CRT-RJ; Faculdade Metropolitana São Carlos; Maionese Mais Sabor; Sicredi; Sicoob; KMA Representações; Redi; KNN Idiomas e CCAA.