CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades abordam sustentabilidade

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/10/2021 20h12, última modificação 20/10/2021 20h23
Programação segue até sexta-feira com diversas atividades. Transmissões, realizadas pelo IFF Tube do Campus Bom Jesus, estão disponíveis no canal.
IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades iniciam com diversas atividades on-line

O primeiro dia da IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus foi cheio de atividades e participações que deixaram nos participantes uma boa expectativa para os próximos dias. O evento teve início na manhã desta quarta-feira, dia 20, com a abertura oficial e uma mesa redonda dedicada à discussão da temática proposta para esta edição: “ConsCIÊNCIA e Sustentabilidade”.

As boas-vindas foram dadas pelo diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira, que demonstrou alegria pela realização do evento e desejou aos participantes que aproveitassem as atividades propostas. O diretor substituto de Pesquisa, Inovação, Internacionalização e Extensão do campus, Hilton Galvão, apresentou a programação prevista para os três dias e também incentivou a participação. “Desejamos levar até vocês muito conhecimento, pela oportunidade de termos conosco professores, pesquisadores de outras instituições, de outros países”, disse, citando também a programação científica e cultural.

Os alunos não ficaram de fora da abertura, representados pela estudante Laísa Setime, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, e bolsista do Neabi do IFF Bom Jesus. Ela destacou ser a Mostra uma oportunidade de aprendizado de forma interdisciplinar e interativa. “Participar como ouvinte é muito enriquecedor, mas ministrar uma palestra, participar de uma roda de conversa ou da comissão organizadora, que pensa e realiza o evento, é uma experiência única. Mais do que estudantes, somos protagonistas das ações”, avaliou. A abertura contou, ainda, com a participação musical dos projetos Quartas Musicais e Sarau do IFF, coordenados pela professora Karina Neves.

A mesa de abertura, que discutiu o papel do Instituto Federal Fluminense diante dos desafios das sustentabilidade, foi iniciada com a fala do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo. Ele falou sobre o compromisso da instituição com as ações de sustentabilidade, destacando a criação e atuação dos Núcleos de Sustentabilidade do Instituto. “Essa temática nos instiga profundamente, porque estamos falando da preservação da vida humana. É urgente trazermos essa consciência para nossa juventude, responsável por conduzir as próximas décadas do desenvolvimento nacional e internacional. Temos que preparar jovens talentosos, competentes para as áreas específicas, mas jovens que tenham formação para a sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável é a garantia única de ter a preservação da vida humana neste planeta”, considerou.

A mesa foi mediada pelo professor Sheler Martins, do Núcleo de Sustentabilidade do IFF Bom Jesus, com participação dos professores Vicente de Paulo Santos Oliveira (IFF); Manuel Farías Viguera (Director de Foro Educativo en Chile); Valdeir de Souza Julio (IFF); e do biólogo Paulo Bidegain da Silveira Primo. Assista AQUI.

Em seguida, a Rede Sabores, Saberes e Saúde ofereceu uma oficina protagonizada por participantes do projeto. Além de conhecimentos de agricultura e culinária, jardinagem e artesanato também integraram a atividade. Confira AQUI. Talento musical foi o destaque da atividade cultural oferecida pelos projetos Sarau do IFF e Jornal Estudantil, que encantou os participantes. Vale a pena conferir:

Uma das atividades mais esperadas do dia foi a pré-estreia do filme “A mãe de todas as lutas”, com a emocionante presença de Shirley Krenak, do Instituto Shirley Djukurnã Krenak. A exibição foi limitada aos participantes inscritos previamente e transmitida pelo Google Meet. Foi seguida por um debate mediado pela professora Karina Neves, com participação dos professores Fabrício Pereira e Rafael Tardin, ambos do Campus Bom Jesus. Os participantes também puderam enviar questionamentos e comentários.

Outras três mesas redondas integraram a programação do dia e estão todas disponíveis no canal do IFF Bom Jesus no Youtube. Acesse:

• Restauração e Manutenção de Serviços Ambientais: Possibilidades e Incentivos, disponível AQUI.
  • Feira de Oportunidades: Internacionalização no IFFluminense - Experiências e Oportunidades, disponível AQUI.
  • Saúde mental é um privilégio?, disponível AQUI.

A programação continua nesta quinta-feira e as atividades serão transmitidas pelo Youtube. Todas as informações, incluindo os links de acesso às atividades, estão disponíveis no site da Mostra.