CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Mais de 200 alunos participam do I Ciclo de Palestras Alimentando Saberes

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/06/2020 17h49, última modificação 29/06/2020 18h06
Evento foi oferecido a estudantes do Campus Bom Jesus entre os dias 08 e 26 de junho, com atividades sobre diversas temáticas.
Ciclo de Palestras Alimentando Saberes

O I Ciclo de Palestras “Alimentando Saberes”, realizado pela coordenação do Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, chegou ao fim na última sexta-feira, dia 26 de junho. Iniciado no dia 08 de junho, o evento proporcionou cerca de 20 atividades online, contando com a participação de palestrantes de várias regiões do Brasil nas áreas de Alimentos, Matemática, Física e até Psicologia. O evento foi gratuito, oferecido à comunidade interna do campus, e contou com 225 inscritos, que, segundo a coordenadora do Curso Técnico Integrado em Alimentos, Natalia Miranda, participaram expressivamente nas salas virtuais.

A iniciativa superou as expectativas da comissão organizadora, pela participação dos alunos e palestrantes. "Foi impressionante. Nossos convidados e alunos deram o seu melhor em todas as atividades. Todas as salas estavam lotadas e os alunos podiam interagir fazendo perguntas ao final das palestras", analisou Natalia, que agradeceu pelo empenho de todos na realização da proposta.

A troca de experiências foi um dos aspectos destacados pelo estudante Rafael Berton Dutra, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos do IFF Bom Jesus, que também participou da organização. “Organizar e participar do l Ciclo de palestras Alimentando Saberes foi simplesmente incrível! Além do vasto conhecimento adquirido na área técnica, tivemos a oportunidade de discutir um pouco sobre situações cotidianas. Tivemos professores de excelência nas ministrações. Só tenho a agradecer a coordenação do curso pelo empenho em proporcionar à comunidade acadêmica essa experiência única", disse.

Experiência que, apesar do distanciamento social, proporcionou a aproximação de quem está a muitos quilômetros de distância. A professora Francileni Pompeu Gomes, do Instituto Federal do Amapá Campus Macapá, ministrou a palestra “Plantas alimentícias não convencionais”, abordando como aspectos principais o conceito das plantas, o seu papel ecológico, econômico, nutricional e de manutenção da cultura, além de questões relacionadas ao mercado de produção agrícola, como o impacto positivo do cultivo dessas espécies. Ela enfatiza a importância de falar sobre a cultura alimentar, que faz parte da cultura geral do povo brasileiro. Falou, ainda, sobre o impacto positivo que as pessoas, enquanto consumidoras, podem exercer sobre o mercado se repensarem alguns aspectos de consumo.

Francileni elogiou o evento, e considera que todas as iniciativas que proporcionem o compartilhamento de conhecimento e experiências são válidas, principalmente durante o período de suspensão das aulas presenciais. Para ela, as circunstâncias do atual momento sinalizam que é preciso repensar a forma como os docentes vêm executando suas atividades, adotando “uma nova roupagem para trazer novos conhecimentos e informações para os alunos, com uma nova abordagem, até mais leve do que estamos habituados naquele modelo de ensino em que o aluno está ali aprendendo, sendo avaliado para obter uma nota”, analisa.

Mais informações sobre as palestras ministradas no I Ciclo de Palestras Alimentando Saberes estão disponíveis no site do evento. Os certificados de participação estarão disponíveis até a próxima sexta-feira, dia 03 de julho. Para emiti-lo, o inscrito deverá acessar a área do participante, clicar na opção “certificados” e fazer o download do arquivo.