CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Representatividade

Membros da comunidade externa podem se candidatar ao Conselho de Campus do IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/05/2024 14h42, última modificação 06/05/2024 09h30
Serão eleitos representantes das categorias egressos, pais ou responsáveis de alunos e sociedade em geral. Interessados podem se candidatar até 24 de maio.
Conselho de Campus

Estão abertas, até o dia 24 de maio, as inscrições para eleição de representantes da comunidade externa que irão compor o Conselho de Campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Serão escolhidos pais ou responsáveis de alunos, egressos e membros da sociedade em geral. São ofertadas duas vagas para cada categoria, sendo uma para titular e uma para suplente.

Para se candidatar, o interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição Individual, disponível no Anexo I do edital referente à categoria da vaga pretendida, e enviar para o e-mail , com o seguinte título no assunto do e-mail: INSCRIÇÃO (CATEGORIA) - NOME DO CANDIDATO. As orientações estão disponíveis no capítulo II de cada edital.

Os candidatos deverão ter disponibilidade para comparecer às reuniões, que geralmente são realizadas presencialmente, no turno vespertino, no IFF Bom Jesus. Também é preciso obedecer aos requisitos específicos para cada representante:

Categoria Requisito Edital
Pais ou responsáveis de alunos

Ser responsável legal de aluno regularmente matriculado em um dos cursos do Campus Bom Jesus do Itabapoana; não possuir vínculo com o IFFluminense.

Edital nº 21/2024

Egressos Não pode ser aluno e nem servidor (docente ou técnico-administrativo em educação) ativo ou aposentado do IFFluminense; deve ser egresso do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana, condição que deverá ser comprovada por meio da entrega da Declaração ou do Diploma referente à conclusão de curso do Campus Bom Jesus. Edital nº 23/2024
Sociedade em geral Não pode ser aluno, egresso e nem servidor docente ou técnico-administrativo em educação (ativo ou aposentado) do IFFluminense; não pode estar em efetivo exercício de mandato em cargo nomeado por eleição. Edital nº22/2024

O Conselho - Trata-se de um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador, cujo objetivo é apoiar a gestão administrativa e acadêmica da instituição, colaborando para o aperfeiçoamento do processo educativo e zelando pela correta execução das políticas institucionais. É composto pelos diretores Geral, de Ensino e de Planejamento; representantes do corpo docente, técnico-administrativo e discente; e representantes da comunidade externa, sem vínculo com a instituição. Mais informações estão disponíveis no Regimento do Conselho de Campus.

As reuniões acontecem, ordinariamente, a cada bimestre, e, extraordinariamente, quando convocadas por seu Presidente ou por convocação de dois terços de seus membros designados e empossados.

A seleção - A escolha dos representantes acontecerá de forma diferente para cada categoria. Os candidatos que ocuparão as vagas destinadas a membros representantes dos Pais ou Responsáveis serão eleitos em votação que ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio, durante reunião de pais e responsáveis prevista no calendário escolar 2024. O candidato com maior número de votos ocupará a vaga de titular e o segundo mais votado ocupará a vaga de suplente.

As vagas de representante da sociedade em geral serão definidas mediante análise das cartas de apresentação de todos os candidatos inscritos, pela Comissão Eleitoral do campus, em reunião a ser realizada após a finalização do prazo de inscrição, com a presença de, no mínimo, três testemunhas.

Por fim, as vagas de representante egresso serão definidas mediante sorteio público, em reunião a ser realizada pela comissão eleitoral com a presença de, pelo menos, três testemunhas, em até dez dias úteis após a finalização do prazo de inscrição. O primeiro candidato sorteado ocupará a vaga de titular e o segundo, a vaga de suplente.

Mais informações estão disponíveis nos Editais nº 21/2024 (pais ou responsáveis); 22/2024 (sociedade em geral); e 23/2024 (egressos).