CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Extensão

Mentobótica diverte alunos do Centro Educacional Rosa de Souza Pereira

por Erika Vieira, da Comunicação Social Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 31/10/2025 09h30, última modificação 31/10/2025 09h42
As crianças interagiram com os robôs e se demonstraram interessaram pelo projeto, que abrirá nova seleção em 2026.
Mentobótica na Escola

Os alunos puderam competir com os colegas e desafiar o Cubotron durante a demonstração.

O mês das crianças está chegando ao fim e, neste ano, o Centro Educacional Rosa de Souza Pereira, em Bom Jesus do Norte (ES) teve participação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana na programação preparada para os pequenos. O projeto Mentobótica, coordenado pela professora Ianne Nogueira, foi convidado para uma apresentação na escola e fez sucesso entre os estudantes. 

Gustavo Gabriel Santos Silva, Mauricio Passoni e Rafael Barrozo Pinheiro, graduandos de Engenharia da Computação do IFF Bom Jesus, conduziram demonstrações que encantaram as crianças. Elas tiveram a oportunidade de conhecer o Sumô com Robôs e se divertiram com o Cubotron, que consegue resolver cubos mágicos com agilidade.

A experiência foi marcante para as crianças, mas também para os futuros engenheiros. “O interesse delas nos robôs era muito visível, e a pergunta ‘Como vocês fizeram isso?’ foi o ponto alto da visita. É essa curiosidade que cria futuros profissionais! Estar com eles me motivou mais ainda a participar desse projeto”, contou Rafael. 

A empolgação dos alunos contagiou Gustavo Gabriel, que considerou a experiência memorável. “Foi incrível poder compartilhar um pouco do projeto com elas e perceber que cada pergunta, cada sorriso e cada olhar de admiração mostram o quanto momentos assim podem inspirar e despertar o interesse pela tecnologia desde cedo”, avaliou.

A coordenadora do projeto também elogiou a curiosidade das crianças e o interesse em aprender sobre o assunto. “Elas querem saber como funciona, como fazemos o Lego se movimentar, onde pode ser comprado… sempre muitas perguntas. Fomos convidados para fazer uma demonstração, mas saímos de lá felizes com o engajamento e interesse das crianças”, considerou Ianne. Segundo ela, a escola será bem-vinda na próxima turma do Mentobótica, caso tenha interesse.

O projeto atua no ensino de robótica com Lego para crianças e adolescentes, com aulas presenciais que incluem teoria e prática, além da oferta de curso on-line de robótica com arduino para docentes. Os alunos também participam de campeonatos na instituição. A seleção dos participantes é feita anualmente, por meio de edital, e há possibilidade de parceria com escolas. A equipe também recebe convites para demonstrações como a realizada no Centro Educacional Rosa de Souza Pereira por meio do e-mail ianne.nogueira@iff.edu.br.