CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Mostra Científica surpreende com crescimento de trabalhos apresentados

por Italo dos Santos Ferreira publicado 09/10/2023 15h10, última modificação 25/10/2023 21h08
Número quase dobrou em relação à edição anterior do evento, totalizando 93 trabalhos inscritos.
Mostra cientifica do campus bom jesus 1

A Mostra do Conhecimento do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana só acontece em setembro, mas uma das programações mais esperadas do evento começa bem antes, ainda em julho. A Mostra Científica é o espaço em que pesquisadores e bolsistas apresentam projetos, resultados, inovações e ideias que vêm sendo desenvolvidas nas instituições e o envio desses trabalhos é o pontapé inicial para o compartilhamento de toda essa informação. A edição de 2023 surpreendeu com um expressivo crescimento no número de trabalhos submetidos, que quase dobrou em relação ao ano anterior.

Foram 93 trabalhos inscritos, 88 pôsteres apresentados, com premiações para seis áreas do conhecimento e para as apresentações orais. Uma equipe de 32 avaliadores, composta por profissionais da comunidade interna e externa, apreciaram as produções e selecionaram os destaques da edição. Confira os vencedores:

Área do conhecimento

Título do trabalho

Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Tecnologias digitais aplicadas ao meio ambiente

Kamilly de Souza Lima, Filipe Ambrosio Loures

Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas

Memórias fluminenses sob o olhar do etnodocumentário: do itinerário de Manoel Basílio ao engenho central de Quissamã

Rayssa de Sousa Correa Guarisi, Rogério Ribeiro Fernandes

Multidisciplinar e Extensão

Produção e beneficiamento de própolis

Antônia Felipe dos Santos Mendes, Marcela Gomes Oliveira, Gilciele de Souza Guedes, Alcênio Lamão Nazarino, Geraldo Pereira Junior

Ciências Biológicas e Ciências da Saúde

A hibridização da educação em saúde no fazer saúde na escola

Clara Souza Muscarelli, Alice Pontes Hubner, Samanta da Conceição de Jesus Guimarães, Ayla Sepulvida do Amaral Dias, Samarony Machado Borges, Ligia Cordeiro Matos Faial

Linguística, Letras e Artes

Uso do Google Tradutor como ferramenta pedagógica na aprendizagem de língua inglesa: friend or foe?

Maria Gabriela Dutra Bigasz, Flávia da Silva Vital

Ciências Agrárias

Implantação de uma parcela permanente para levantamento de espécies arbóreas em área de preservação permanente (APP) no IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana

Alice Santos Oliveira Ferreira, Mariana Muniz Gomes, José Artur Ferreira de Andrade, Carlos Silva Dambroz

Apresentações Orais

Luiz Augusto Abreu de Albergaria, Rebeca Dornelles de Moura, Ernany Santos Costa

Destaque entre as apresentações orais, o trabalho “Investigação do potencial de clonagem do pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb) via estaquia” é fruto de uma investigação iniciada há quase oito anos pelo professor Ernany Costa. Na atual fase da pesquisa, a equipe, formada também pelos alunos Luiz Augusto Albergaria e Rebeca Dornelles, está se dedicando à busca de métodos que contribuam para a melhoria da propagação da espécie. “O pequizeiro é propagado exclusivamente por sementes. Isso gera uma grande variabilidade genética nas mudas obtidas e um longo tempo para início da produção de frutos. No estudo apresentado, conseguimos fazer a produção de mudas por estaquia em câmaras de enraizamento, o que garante a homogeneidade e pode antecipar, em muito, a produção de frutos, conforme estudaremos nas próximas etapas do projeto”, explica o professor. Eles ainda avaliarão a sobrevivência das mudas na fase de aclimatação e durante o plantio no campo.

O trabalho foi apresentado por Luiz Augusto, que ressalta a importância da participação no projeto para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. “A pesquisa me possibilitou conhecer uma nova cultura e aprender novos métodos de pesquisa por meio das aulas e atividades. Também aprendi como apresentar meus projetos e me esforcei bastante para essa apresentação. Fiquei muito feliz por ter ganhado e só posso agradecer pela experiência”, avaliou.

Luiz Augusto é estudante do Curso Técnico em Agropecuária.

A qualidade das produções surpreendeu o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, Jonas Defante, que participou como avaliador da Mostra Científica. “O que observei foi um brilho nos olhos dos jovens talentosos que estavam aguerridos nas suas apresentações para darem o seu melhor, demonstrando sua dedicação e paixão nos resultados alcançados, dando um retorno à comunidade para o investimento público aplicado na educação tecnológica e profissional em nossa Instituição. Simplesmente um sucesso”, elogiou.

Os organizadores também consideraram positiva a repercussão e destacou o crescimento da Mostra Científica neste ano. “Superou as expectativas. O feedback foi muito bom, os avaliadores gostaram muito dos trabalhos e houve um aumento grande nas áreas de exatas, agrárias e multidisciplinar”, ressalta o engenheiro Cassiano Oliveira, membro da comissão organizadora. Durante o evento foram avaliados, ainda, quatro trabalhos que representarão o Campus Bom Jesus do Itabapoana na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, na capital fluminense. O resultado ainda não foi divulgado.

A Mostra do Conhecimento, a Mostra Científica e muitos projetos e bolsas ofertadas no IFF Bom Jesus contam com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre a XI Mostra do Conhecimento estão disponíveis no site do evento.