CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Cultura indígena

Mostra de Cinema sobre aldeias Xavante começa nesta quarta-feira (6)

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/09/2017 12h30, última modificação 04/09/2017 12h55
IFF Bom Jesus foi selecionado em edital da Funai para exibição da mostra “Cinema nas Aldeias Xavante: Ver, Ouvir e Debater" .
1ª Mostra de Cinema nas Aldeias Xavante: Ver, Ouvir e Debater

Exibição é aberta ao público. Confira a sinopse do documentário na imagem.

O documentário “A’uwê Uptabi – O Povo Verdadeiro” será o primeiro de sete documentários sobre as aldeias Xavante que serão exibidos até dezembro, no Campus Bom Jesus. A primeira sessão acontecerá nesta quarta-feira, dia 6 de setembro, às 15h40min, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. A entrada é gratuita e não demanda inscrição prévia.

A proposta desta mostra é promover contato com a cultura Xavante, seus aspectos, singularidades, problemas e demandas por meio da linguagem audiovisual e, a partir disso, estabelecer círculos de discussão, mesas redondas e debates”, explica o professor Rafael Tardin, coordenador do projeto Cineclube Debates, responsável pelos eventos. Os debatedores da primeira sessão serão os professores Eduardo Moreira, de Sociologia, e Tatiana Sena, de História, que discutirão o assunto com alunos, ex-alunos, professores e demais membros da comunidade de Bom Jesus.

O projeto Cineclube Debates foi contemplado com o material por meio de uma Chamada Pública da Fundação Nacional do Índio (Funai), que selecionou 105 instituições, entre 173 inscritas, para receber o conteúdo. O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus está entre nove escolhidos no estado do Rio de Janeiro. Confira o cronograma de exibições abaixo.

Programação Mostra Aldeias Xavante