CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento

Mostra do Conhecimento atrai visitantes ao IFF Bom Jesus

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 26/09/2019 09h00, última modificação 27/09/2019 09h21
Nas salas temáticas, alunos e professores apresentam trabalhos e divulgam os cursos ofertados pela instituição.
Mostra do Conhecimento atrai visitantes ao IFF Bom Jesus

Estudantes de Varre-Sai, interior do Rio de Janeiro, visitam salas temáticas.

Outras utilidades para pneus velhos, como a construção de sistemas de tratamento de esgoto. Esta foi uma das soluções para problemas que envolvem o mau uso e a escassez de recursos naturais, apresentadas na sala temática a respeito de Meio Ambiente, na manhã dessa quarta-feira, 25 de setembro de 2019. A programação, gratuita e aberta à comunidade, integra a VII Mostra do Conhecimento, evento realizado durante esta semana e que se encerra neste sábado, 28 de setembro, no IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana.

 Para chamar a atenção dos visitantes e facilitar a compreensão dos temas abordados, foram utilizadas maquetes, entre outros modos de apresentação de projetos e atividades relacionadas ao curso técnico em Meio Ambiente do IFF Bom Jesus. As salas temáticas contam com a participação de alunos e professores para apresentação de trabalhos e divulgação dos cursos para a comunidade.

A Mostra do Conhecimento visa à divulgação científica dos trabalhos que são desenvolvidos no campus e junto à comunidade do IFF Bom Jesus. 

 Entre as turmas que visitaram a sala temática estava um grupo de estudantes da Escola Municipal Primo José Sobreira, de Varre-Sai, interior do Rio de Janeiro. Vanessa Marques de Oliveira, aluna do 9º ano, saiu com uma nova opinião a respeito do reaproveitamento de materiais. “Chamaram minha atenção as diversas possibilidades de reuso de pneus, exibidas na sala temática. Vi na prática que não precisa ser jogado no lixo e poluir ainda mais o meio ambiente. É muito recurso natutal gasto em um pneu, pra depois ele ser simplesmente descartado e virar poluente”, refletiu.

 O evento visa à divulgação científica dos trabalhos que são desenvolvidos no campus e junto à comunidade do IFF Bom Jesus. Seis áreas de estudo estão sendo contempladas: Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar e Extensão.

 Em outro espaço temático, estudantes do Curso Técnico de Química mostravam trabalhos e experimentos práticos para ilustrar o assunto. Júlio César Delgado Guimarães, 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio na escola Roberto Silveira e do curso concomitante de Informática no IFF Bom Jesus, resolveu visitar a sala de Química com intuito de conhecer mais a respeito da matéria. “Esse assunto me atrai bastante, por curiosidade mesmo, até porque a Química está presente em tudo. Foi muito mais interessante o que eu aprendi aqui com a explicação e presenciando os experimentos do que se eu apenas tivesse lido a respeito”, avaliou.

 Mostra do Conhecimento_26 09 19

Feira Agroecológica na VII Mostra do Conhecimento.

 Também teve mostra de projetos de pesquisa e extensão de cursos de outras instituições inscritas no evento. A programação da manhã dessa quarta-feira contou ainda com exposição de projetos e atividades relacionadas aos cursos médio técnico e superior de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, entre eles a Feira Agroecológica, que é parte do projeto de pesquisa e extensão “Sabores e Saúde”, envolvendo estudantes e professores de diversos cursos do Instituto Federal Fluminense.

 “O objetivo do trabalho multidisciplinar que tem como foco a Feira Agroecológica é a certificação para boas práticas, com melhoria da qualidade da produção e olhar voltado para a economia solidária”, comentou a estudante de Ciência e Tecnologia de Alimentos que participa do projeto. Sarah da Costa Santos.

 Processo Seletivo e Vestibular

 Aproveitando a divulgação dos cursos ofertados pela instituição, uma equipe do IFF está disponível no hall do prédio antigo para dar informações a respeito do Processo Seletivo e do Vestibular e também para realizar inscrições para as provas. Os interessados em se inscrever precisam informar e-mail e apresentar documentos de identificação (cédula de identidade e CPF) ou protocolo – para aqueles que ainda não possuem documentos, mas já deram entrada no processo. Na ocasião, são gerados e entregues ao candidato o boleto para pagamento da taxa e o comprovante de inscrição.

 As incrições para Processo Seletivo e para o Vestibular podem ser feitas até o dia 30 de setembro no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br ou presencialmente, no campus ofertante da vaga pretendida. O Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio e o Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação disponibilizam um total de 3.508 vagas para o 1º semestre de 2020.

 Para os Cursos Técnicos de Nível Médio, são ofertadas 2.941 vagas nos campi Avançado Cambuci, Avançado Maricá, Avançado São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e na Unidade de Formação de Cordeiro. Entre os diversos cursos oferecidos, a novidade fica por conta do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, que passa a ser ofertado no Campus Avançado Maricá, e do Curso Técnico Integrado em Administração, que será ofertado pela primeira vez no Campus Quissamã.

 Já para os Cursos de Graduação de Bacharelado, de Licenciatura e de Tecnologia, são ofertadas 567 vagas nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Entre os diversos cursos oferecidos, a novidade desta seleção são os novos cursos de Bacharelado em Engenharia da Computação, no Campus Bom Jesus, e a Licenciatura em História, no Campus Macaé.

 Mais informações sobre o Processo Seletivo e o Vestibular podem ser obtidas AQUI.