CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Inclusão

Napne exibe filme em comemoração ao Dia Mundial da Acessibilidade

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/05/2025 20h44, última modificação 16/05/2025 20h52
A data é celebrada na terceira quinta-feira de maio com o objetivo de destacar a importância da acessibilidade.
Napne exibe filme em comemoração ao Dia Mundial da Acessibilidade

A data foi criada em 2012 com o objetivo de trazer visibilidade e promover o diálogo sobre o tema.

Em celebração ao Dia Mundial da Acessibilidade, comemorado nesta quinta-feira, 16 de maio, alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana participaram da exibição do filme “Temple Grandin”, promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Após a sessão, os presentes participaram de um momento de reflexões sobre inclusão, inovação e aprendizagem.

O evento aconteceu no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel e contou com a participação expressiva de alunos do Curso Técnico em Agropecuária, que tiveram a oportunidade de conhecer algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela personagem principal do filme, uma reconhecida cientista que superou as limitações de seu autismo e obteve destaque em suas áreas de atuação.

Mary Temple Grandin é uma psicóloga e zootecnista americana que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros. Entre as contribuições da cientista estão propostas que reduzem o estresse do gado, promovendo melhorias na qualidade da carne e mais eficiência nos processos produtivos, além de impactar estudos sobre a estruturação territorial das atividades pecuárias e os impactos ambientais associados a elas. 

Um dos aspectos mais inspiradores, contudo, foi a temática da inclusão de pessoas neurodivergentes, como destaca a estudante Letícia Lima, do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos. “Acho que na escola deveria haver outras ações assim. O filme me motivou muito. Achei bonito o jeito como as pessoas acolhem ela e como ela se desenvolve. Ela entende que, com apoio, é capaz de tudo, igual a qualquer outra pessoa”, avaliou.

Segundo o coordenador do Napne, Fabrício Chieza, o evento atendeu as expectativas. “Os alunos ficaram bem concentrados no filme, reagiram a algumas cenas, e a gente percebeu que eles entenderam que uma pessoa com alguma diferença ou alguma necessidade específica não é inferior. Ela tem talentos e, com acessibilidade e oportunidade, consegue se desenvolver e ter sucesso na vida, tanto pessoal como profissional”, disse.

O Napne do Campus Bom Jesus acompanha, atualmente, 28 estudantes. Conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui intérprete de Libras, técnica em assuntos educacionais, assistente social e mediadores, além de monitores. Oferece acompanhamento e apoio a estudantes que apresentem necessidades educacionais específicas, como deficiência visual, auditiva, física ou mental, visando minimizar as dificuldades encontradas na adaptação e aprendizagem desses estudantes.

GAAD - Celebrada anualmente na terceira quinta-feira de maio, a data – que é conhecida internacionalmente como Global Accessibility Awareness Day (GAAD) – busca ampliar o debate sobre a importância da acessibilidade e incentivar ações inclusivas, especialmente no que diz respeito à participação de pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade. 

O GAAD foi criado em 2012 com o objetivo de abordar a acessibilidade digital para pessoas com deficiência, promovendo a igualdade de acesso a tecnologias e informações.

Conheça mais sobre a iniciativa AQUI.