CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Novembro Negro

NEABI do IFF Bom Jesus realiza Live Show com o músico e ativista Marcelo Benjá e Undê 3

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/11/2021 10h02, última modificação 10/10/2023 13h10
O evento é gratuito e será transmitido pelo IFF Tube. Interessados devem se inscrever pelo site do evento.
Marcelo Benjá e a banda Indê 3

- Foto: Foto: Banda Indê 3

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana promoverá, no dia 23 de novembro, às 17h uma live com o músico Marcelo Benjá e a banda Undê 3. A apresentação integra a programação do Novembro Negro, evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do IFF, em conjunto com os campiO evento é gratuito e aberto ao público em geral e, neste ano, abordará a temática “Racismo, antirracismo e emancipação no Brasil contemporâneo”. A transmissão acontecerá pelo IFF Tube.

Marcelo Benjá é cantor, compositor, agente cultural e ativista social. Atua há mais de dez anos como músico em Campos dos Goytacazes e regiões vizinhas. “Nosso trabalho sempre teve como base trazer reflexão, falar sobre as coisas do cotidiano vistas do nosso ponto de vista: da minoria, do preto, do segregado. Grande parte das nossas canções fala sobre isso e o que temos como missão é justamente levar essa mensagem com a nossa música e nosso trabalho”, conta.

Segundo o cantor, as expectativas para o evento são as melhores possíveis. Além da apresentação de canções, será um momento de troca de experiências e debate. Para Marcelo, discutir o racismo, o preconceito e os desafios enfrentados pelas minorias é uma necessidade urgente. “É de enorme importância a gente ter esse espaço para falar, debater, refletir junto. Torço para que outras iniciativas como essa surjam, de todos os cantos, e que não seja só no mês da consciência negra, mas sempre. A gente precisa falar disso o tempo todo, isso precisa estar na mídia, na capa da revista, na novela, no jornal, em todo lugar”, considera.

Inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. É preciso realizar o cadastro geral no evento e, em seguida, na atividade “Live Show do Marcelo Benjá - Undê3”, clicando no botão "Quero participar das atividades".

Além da live promovida pelo IFF Bom Jesus, a programação do evento Novembro Negro - Racismo, antirracismo e emancipação no Brasil contemporâneo tem uma série de outras atividades, todas realizadas pela internet e com inscrições abertas ao público em geral. A programação completa está disponível no site https://www.even3.com.br/novembronegro2021/.

Novembro Negro

O Neabi do IFF Bom Jesus atua desde 2013 na realização de eventos de grande porte para a promoção de discussões sobre a temática dos povos africanos e afro-brasileiros. “A Semana da Consciência Negra, criada em 2013, foi rebatizada como Novembro Negro em 2016 e, desde então, tornou-se um espaço tradicional e consolidado para debates acerca da temática do povo preto”, explica a coordenadora do Núcleo, Karina Neves. Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 o evento foi realizado de modo virtual e neste ano será realizado em parceria com os demais campi do IFFluminense.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!