Notícias
Cultura
Neabi promove roda de conversa com professores moçambicanos no IFF Bom Jesus
Bate-papo aconteceu às 12h, na Sala Marielle Franco.
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana promoveu, nesta quinta-feira, dia 22, uma roda de conversa com os professores Ofelia Eleutéria Luis, Ramalho Elfeito António, Rafael Calisto Mpua e Unasse Saide Waite, de Moçambique. Os educadores estão na instituição para uma capacitação no setor agropecuário, com o objetivo de aprimorar conhecimentos e técnicas que possam ser usadas no país africano.
O encontro contou com a participação de estudantes e servidores, que tiveram a oportunidade de ouvir sobre a educação e a cultura moçambicana, incluindo semelhanças e diferenças com os costumes brasileiros. Os educadores compartilharam desafios encontrados no dia a dia em sala de aula, como e curiosidades sobre a formação em Moçambique, onde o ensino é pago, mesmo nas instituições públicas.
Temas como preconceito e misoginia também foram abordados, com destaque para a diversidade étnica do país. A participação e presença de mulheres na sociedade e as conquistas ao longo da história também foram pauta da conversa, que foi encerrada com um espaço para perguntas dos participantes. Festas típicas, gastronomia, sistema de produção agrícola, entre outros assuntos foram citados nos questionamentos.
Os educadores permanecem no Campus Bom Jesus até a próxima quinta-feira, dia 29, quando serão encerradas as atividades da capacitação. O grupo já participou de uma parte da formação no Campus Cambuci, onde atualmente se encontram os primeiros professores que passaram pelo IFF Bom Jesus. Para eles, o acolhimento do povo brasileiro tem sido uma surpresa positiva. "Estou muito feliz de estar aqui. É um ambiente muito acolhedor e estou aprendendo muito", afirmou Ramalho.