CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Novembro Negro acontece nesta semana no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/11/2023 11h56, última modificação 07/11/2023 12h05
Inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site do evento.
Novembro Negro 2023

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana realiza, nesta semana, a programação do tradicional Novembro Negro. Realizado anualmente, o evento promove atividades diversas para discussão, conscientização e combate ao racismo no contexto institucional. São previstas rodas de conversa sobre assuntos como racismo no esporte e lugar de fala; oficina de empoderamento, desfile, capoeira e palestras. As ações seguem até o dia 09 de novembro, quinta-feira, e a programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível se inscrever gratuitamente.

Nesta terça-feira as atividades começam às 12h50min, com a palestra "Origem da estrutura racial, do ponto de vista biológico e sociológico", ministrada pela professora de Biologia e Ciências Camila Dutra Pimenta, formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Pós-graduada em Biotecnologia, ela trabalha a questão racial nas redes sociais desde 2020. Na sequência, uma ação cultural promovida pelos projetos Sarau do IFF, Gamificação e Quartas-Musicais acontece no hall do antigo bloco de ensino, às 14h30min. Encerrando a programação do dia, a palestra "Sociedade do Açúcar e sua influência social, histórica e tecnológica" terá início às 14h50min, no auditório. O assunto será debatido pelos professores Christyane Bini Tonini, Eduardo Moreira e Wedson Felipe Cabral Pacheco, do Campus Bom Jesus do Itabapoana.

O evento começa com beleza na quarta-feira, a partir das 10h30min, com a oficina de empoderamento para pessoas negras, que será seguido pelo desfile "Beleza Negra". Confira toda a programação e garanta sua inscrição AQUI.