CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Inscrições abertas

Oportunidade de bolsas de pesquisa para estudantes, graduados e pós-graduados

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/02/2020 14h17, última modificação 21/02/2020 14h30
Bolsas são para atuação em projeto desenvolvido no Polo de Inovação do IFF.
Inscrições abertas para bolsas em projeto de pesquisa

O projeto "Otimização do consumo hídrico-energético com redução de resíduos no processo industrial da produção de refrigerante de cana-de-açúcar", coordenado pelo professor Alcides Ricardo Gomes de Oliveira, do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, selecionará bolsistas para atuarem nas atividades de pesquisa do projeto. São oferecidas três bolsas: uma para estudante a partir do quinto período do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), outra para candidato graduado em CTA e uma para pós-graduado em Agronomia ou Engenharia Agronômica. A carga horária exigida é de 20 horas semanais, que deverão ser cumpridas no Polo de Inovação do IFF, em Campos dos Goytacazes. 

As inscrições vão até o dia 02 de março e serão realizadas por meio do envio de documentação prevista no Edital nº 05, de 17 de fevereiro de 2020, para o endereço de e-mail pmo.picg@iff.edu.br, com o assunto “INSCRIÇÃO PIFF-1912.0015”. Os candidatos devem encaminhar o formulário de inscrição preenchido, disponível no Anexo I do edital; cópia de RG e CPF; e Currículo Lattes com toda a documentação comprobatória na área do projeto, conforme perfil do candidato. Estudantes do CTA devem enviar também a cópia do Histórico Escolar com Coeficiente de Rendimento. Os documentos devem ser digitalizados e enviados em arquivo único, seguindo a ordem prevista no edital.

O processo seletivo terá duas etapas: análise de documentação e entrevista. O resultado parcial e convocação para a entrevista será divulgado no dia 04 de março.

Entre as atividades previstas para o estudante de CTA está a realização periódica de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, aplicação de aditivos em desenvolvimento de produtos e análise crítica de dados gerados pela pesquisa com elaboração de relatórios. Já o profissional graduado da mesma área atuará como especialista para realizar procedimentos de higienização de linhas de produção e de garrafas, manipulação de linhas com injeção de CO2, operação de manômetros, entre outros. Por fim, o pós-graduado atuará como coordenador técnico, para planejar, orientar, avaliar e monitorar o funcionamento da montagem do protótipo de processamento do projeto, utilizando adequadamente equipamentos, utensílios e ambiente de trabalho de forma a garantir o bom andamento das atividades do setor, a saúde e bem-estar dos bolsistas, dando maior segurança e vida de prateleira ao produto final, além de elaborar relatórios.

Mais informações estão disponíveis no Edital nº 05, de 17 de fevereiro de 2020.