Notícias
Campus Bom Jesus
Palestra sobre BRICS promove reflexão sobre o novo cenário geopolítico
Mais de 200 estudantes participaram do evento.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana recebeu, na última quarta-feira, dia 16 de julho, o economista José Henrirques Júnior, servidor da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para a palestra sobre o tema "O BRICS e o novo arranjo geopolítico: e nossa região nessa história?”. Foram abordados assuntos como as transformações atuais na política e economia globais, com destaque para o papel do Brasil no BRICS e no G20.
Natural de Bom Jesus do Itabapoana, José Henriques Jr. compartilhou com estudantes e professores sua trajetória como economista, servidor público e coordenador de projetos ligados à governança financeira internacional. "Hoje vivi um momento que nem nos meus melhores sonhos imaginei. Voltar à minha cidade natal para falar com jovens que, assim como eu um dia, sonham com o futuro, é algo que carrego com muito compromisso. Voltar como filho da cidade para dizer que é possível ocupar espaços de decisão sendo negro, periférico e vindo do interior é um gesto de compromisso com quem ainda sonha", destacou.
Durante a palestra, o economista falou sobre política fiscal, governança financeira e os desafios de transformar a economia global com mais justiça, sustentabilidade e inclusão. O auditório do campus ficou lotado, demonstrando o interesse da comunidade acadêmica pelo tema.
A estudante do Curso Técnico em Agropecuária, Laura Dantas da Silva, considerou a atividade esclarecedora. “Já estava por dentro de algumas coisas que estão mudando no mundo, mas lá consegui entender melhor como o BRICS, o G20 e a economia dos países influenciam o Brasil e nossa região também. Pude esclarecer dúvidas, o que me ajudou bastante”, disse.
Para o professor Yuri Costa, organizador do evento, o encontro teve papel fundamental na formação crítica dos alunos. “Foi muito importante para que nossos estudantes começassem a compreender esse novo cenário geopolítico, que muda rapidamente e, muitas vezes, chega até nós com filtros e distorções. Ter conosco o José Henriques, que é técnico e está envolvido profissionalmente nesses novos momentos geopolíticos, foi essencial. O interesse dos alunos mostra como há uma curiosidade sobre assuntos relacionados à política, que muitas vezes parecem estar distantes do nosso dia a dia”, considerou.
Durante a palestra foram apresentados o funcionamento e as implicações dos blocos econômicos no contexto da multipolaridade mundial, abordando, inclusive, as oportunidades e desafios para regiões como o Noroeste Fluminense. “Vimos que uma região agropecuária como a nossa tende a se beneficiar com esses novos rearranjos, com novas parcerias, transferências de tecnologia, ampliação de novos mercados. Isso também é fundamental para entendermos o que acontece no nosso dia a dia”, concluiu Yuri.