CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Saúde

Parceria entre o IFF e a Prefeitura de Bom Jesus promove eventos sobre educação emocional

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/05/2023 16h18, última modificação 25/05/2023 16h20
Ação visa ouvir e acolher os estudantes, por meio de debates temáticos realizados quinzenalmente no campus. Próximo encontro acontecerá no dia 31 de maio.

- Foto: Foto: PMBJI

A comunidade acadêmica do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana participou , no dia 18 de maio, da primeira ação do projeto "Espaço do sentir: educação emocional em movimento", realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana. A ação aconteceu no Dia da Luta Antimanicomial e marcou o início de uma série de encontros que acontecerão ao longo do ano. O filme "Patch Adams: o amor é contagioso" foi tema do cinedebate realizado no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, que foi ocupado por 122 pessoas, entre alunos e servidores.

Temas como a importância de escutar os sentimentos; da busca de ajuda quando necessário; e do acolhimento nos espaços onde estão inseridos foram algumas das pautas da tarde. Ampliando a discussão para a luta antimanicominal, foi abordado o preconceito sofrido por pessoas com transtornos mentais, que gera vergonha e receio de solicitar ajuda. Os estudantes participaram ativamente do debate, contribuindo com opiniões e expondo dúvidas sobre o assunto.

O evento foi conduzido pela Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), que realiza atividades e reúne grupos terapêuticos com o intuito de promover a escuta, o acolhimento e o cuidado em saúde mental. O projeto oferece espaços de fala, reflexões e expressões, ouvindo as questões dos jovens e buscando oferecer apoio personalizado a partir delas.

Serão realizados encontros quinzenais no IFF Bom Jesus, para continuar o diálogo sobre os temas sugeridos pelos discentes no primeiro evento. A próxima ação acontecerá na quarta-feira, dia 31 de maio, a partir das 14h50min, no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. Participarão os psicólogos Alessandra Felicio e Felipe Oliveira e a assistente social Carolina Siqueira.

Com informações da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana