CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Pesquisador realiza lançamento de livro sobre plágio durante XI Mostra do Conhecimento

por Italo dos Santos Ferreira publicado 04/10/2023 09h22, última modificação 25/10/2023 21h09
O e-book “Deu Plágio! E agora? Um guia dinâmico para a elaboração de trabalhos de final de curso” está disponível para download.
201cdeu plagio e agora um guia dinamico para a elaboracao de trabalhos de final de curso201d

“Plágio” é um tema presente no dia a dia de pesquisadores, bolsistas e estudantes em geral que se preparam para concluir cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Conduta considerada hostil e antiética, a reprodução de conteúdo sem a atribuição dos créditos ao autor é, segundo o professor e pesquisador Raphael Andrade, um assunto que deve ser mais abordado nas instituições de ensino.

Fruto dessa inquietação, o livro “Deu plágio! E agora? Um guia dinâmico para a elaboração de trabalhos de final de curso” foi escrito por Raphael e está disponível para download gratuito no site da editora Publicar. A obra foi lançada durante a programação da XI Mostra do Conhecimento do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana e aborda aspectos como a prevenção ao plágio, desafios acadêmicos e orientações para quem está desenvolvendo um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Infelizmente, existe tendência a pensar no plágio apenas quando ele ocorre, talvez por não conhecer suas tipicidades e consequências. Ao fazermos uma pesquisa, a ética acadêmica deve sempre vir em primeiro lugar. O livro apresenta esta proposta: oferecer a oportunidade de conhecer os tipos de plágio acadêmico e suas consequências, além de ser um guia dinâmico de produção acadêmica inibida de plágio”, explica o autor. A motivação para a escrita do livro parte da ideia de que, conhecendo o errado, é possível optar e efetivar o correto, protegendo o pesquisador não só de cometer o plágio, mas também das penalidades previstas na legislação.

O lançamento da obra no IFF Bom Jesus foi bem recebido pela comunidade acadêmica e elogiada pelo autor. “Poucos eventos buscam oportunizar que pessoas de nossa região colaborem de alguma forma para a construção do conhecimento crítico do discente. Observei que estudantes, agora graduados, estavam presentes no local, palestrando, debatendo, apresentando, ou seja, estavam ‘retornando à casa’”, destacou. Para Raphael, eventos como a Mostra do Conhecimento contribuem para a formação crítica dos discentes. “Espero que seja inspiração para novas edições e para outras instituições educacionais”, desejou. O evento foi mediado pela professora Karina Neves, do Campus Bom Jesus.

A programação da XI Mostra do Conhecimento também contou com palestras, oficinas, minicursos, atividades culturais e esportivas, apresentações de trabalhos, Dia do Estudante, além da IV Feira de Oportunidades, que reuniu empresas de diversos setores no campus. Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento, disponíveis no site http://mostradoconhecimento.bomjesus.iff.edu.br/, onde também é possível acessar as publicações das edições anteriores do evento.