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Plano de retorno gradual às atividades presenciais é aprovado pelo Conselho do Campus Bom Jesus

Atividades Presenciais

Documentos serão avaliados pelo Conselho Superior do IFFluminense na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, em reunião transmitida pelo IFF Tube.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 11/11/2021 16h00, última modificação 17/11/2021 17h53

O Conselho do Campus Bom Jesus do Itabapoana do Instituto Federal Fluminense aprovou, em reunião realizada nessa quarta-feira, dia 10 de novembro, o plano de retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais, após parecer favorável da Comissão Local de Biossegurança para início da Fase 2, quando parte da comunidade acadêmica poderá retornar à presencialidade. Atualmente, o IFF Bom Jesus está na Fase 1, com todas as atividades letivas ocorrendo de forma remota.

Os documentos seguem agora para o Conselho Superior do IFF (Consup), com análise marcada para a próxima quinta-feira, 18 de novembro. Se os documentos forem aprovados, o campus poderá iniciar o retorno gradual de aulas e demais atividades acadêmicas presenciais. Esse retorno, porém, acontecerá aos poucos. A prioridade estabelecida na Fase 2 é para atividades práticas e em laboratório.

Neste momento, retornarão às atividades os estudantes das seguintes turmas:

  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária (Agropecuária A e Agropecuária B), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias II;
  • 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária (Agropecuária A e Agropecuária B), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias I;
  • 2º ano do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária de Bom Jesus (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias II;
  • 1º ano do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária de Bom Jesus (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias I;
  • 2º ano do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária de Rosal, mediante oferta dos componentes curriculares Práticas Agropecuárias I e II;
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos (Alimentos A e Alimentos B), mediante oferta do componente curricular Tecnologia de Carnes e Pescados;
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química (Turma Única), mediante oferta dos componentes curriculares Análise Química Quantitativa, Análise Química Qualitativa (referente ao 2° ano);
  • 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Técnicas Básicas de Laboratório (referente ao 1° ano);
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Prática Profissional;
  • 4º semestre do Curso Técnico Concomitante em Informática, mediante oferta dos componentes curriculares Prática Profissional III e Administração de Servidores;
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Recuperação de Áreas Degradadas;
  • 4° Período do Curso Superior em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mediante oferta do componente curricular Bioquímica dos Alimentos;
  • 8° Período do Curso Superior em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mediante oferta do componente curricular Tecnologia de Carnes e Derivados.

Comprovante de vacinação

O retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto obedecerá o Plano de Contingência Local — aprovado pelo Conselho de Campus nesta quarta-feira — e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual seguro.

Para o acesso às atividades presenciais será obrigatório o envio pelos estudantes, até o dia 22 de novembro, do termo de consentimento e responsabilidade (acesse AQUI) e do documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local contra a Covid-19 para o e-mail . São aceitos os seguintes documentos:

I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;

II - o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão;

III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente;

IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto a participação nas atividades presenciais.

O estudante que não apresentar os documentos listados não poderá participar das atividades presenciais. É garantido ao estudante continuar matriculado nos componentes curriculares das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Reunião do Consup

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal Fluminense aprovou, em reunião extraordinária realizada na no dia 29 de outubro, a Resolução n° 58/2021, que trata das Diretrizes para o retorno gradual e seguro às Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), combinadas com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e a finalização dos calendários acadêmicos 2020 e 2021, em concordância com as fases de implementação das atividades acadêmicas e administrativas do IFF.

As APP combinadas com as APNP deverão se articular com as diretrizes APNP 2021, a Instrução Normativa do Calendário Acadêmico e com o Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF, sendo de responsabilidade de cada campus, por meio das equipes pedagógicas, docentes, coordenador de curso e Diretoria de Ensino, com participação de representação estudantil, a reorganização das atividades curriculares, considerando as necessidades e especificidades de cada curso e as condições e possibilidades de participação dos estudantes.

Todas as informações referentes ao retorno das atividades será divulgados nos canais oficiais comunicação do IFF.

Auxílio Transporte Emergencial

Os estudantes regularmente matriculados no período letivo de 2021 nos cursos do Campus Bom Jesus que retornarão às Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) podem se inscrever, até o dia 15 de novembro de 2021, segunda-feira, para recebimento de Auxílio Transporte Emergencial, conforme critérios estabelecidos pelo edital que rege a seleção. Os interessados podem se inscrever on-line, mediante preenchimento do formulário disponível AQUI. Os alunos que já recebem Auxílio Emergencial também podem solicitar o Auxílio Transporte Emergencial.

Mais informações estão disponíveis AQUI.

*Notícia atualizada em 17/11/2021.