CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Formação Continuada

Produtores aprendem sobre amostragem de solo, adubação e poda em Dia de Campo

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 11/07/2022 10h56, última modificação 11/07/2022 11h05
Aula aconteceu no último sábado, dia 09 de julho, com participação de 20 alunos do curso FIC de Cafeicultor.
Dia de Campo Curso FIC de Cafeicultor

Os estudantes do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cafeicultor, destinado a produtores rurais do município de São José do Calçado e região, participaram de mais um Dia de Campo no último sábado, dia 09 de julho. Visitando a propriedade do produtor Waldir Brambila, em São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES), eles aprenderam sobre amostragem de solo, adubação e poda do cafeeiro.

“Esse dia de campo teve como objetivo instruir os agricultores na prática sobre a forma correta de uma boa amostragem, a forma mais correta de adubação e as diferentes formas de condução de uma lavoura por meio da poda”, explica o professor Antônio Alonso, que ministrou a aula ao lado dos professores Lanusse Cordeiro e Kleberson Cordeiro. Os 20 alunos também tiveram a oportunidade de praticar no local, reproduzindo as técnicas ensinadas pelos docentes.

O FIC – Os objetivos do curso incluem capacitar os agricultores na implantação da lavoura, correção e adubação do solo, colheita e comercialização do café; proporcionar novos conhecimentos e a reflexão sobre experiências cotidianas, no intuito de promover e estimular uma prática mais profissional; e aplicar os conhecimentos conceituais e práticos necessários para desenvolver as atividades propostas.

Serão 160 horas de capacitação, com dois encontros presenciais por semana. Além das aulas em São José do Calçado, também estão previstas atividades no IFF Bom Jesus, participações em eventos e visitas a propriedades para conhecimento de experiências exitosas na área.