CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Parceria

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/02/2023 09h02, última modificação 15/02/2023 11h54
Curso foi oferecido em parceria com o Incaper e a Prefeitura Municipal de São José do Calçado, que subsidiou a doação de 70 mil mudas de café, produzidas pelo IFF Bom Jesus, aos participantes.
Produtores de São José do Calçado recebem mudas de café

Um grupo de produtores rurais de São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES), visitou o Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana na tarde dessa terça-feira, dia 14 de fevereiro, para receber a doação de 70 mil mudas de café. Eles participaram do Curso de Formação Inicial e Continuada de Cafeicultor, oferecido pelo IFF em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Calçado e o Incaper, e cada um receberá duas mil mudas para plantio em suas respectivas propriedades. A doação foi subsidiada pela prefeitura, por meio de acordo de cooperação técnica entre o Incaper e a AlQualis Jr., com produção foi realizada pelo Campus Bom Jesus.

Os cafeicultores foram recebidos pelo diretor-geral da unidade, Leandro Pereira Costa, que agradeceu pela confiança, participação e dedicação ao curso. Professores e gestores do campus também estiveram presentes. O coordenador do Curso FIC de Cafeicultor, professor Antônio Alonso Cecon Novo, incentivou os produtores e falou sobre a importância de não se desligarem da instituição. "Vocês estão sendo privilegiados e estamos muito felizes de estarem recebendo essas mudas. Esperamos que os próximos cursos oferecidos sejam assim também, mantendo o nosso vínculo, porque o objetivo da escola é contribuir com vocês", afirmou.

Produtores recebem mudas de café após participarem de curso FIC oferecido pelo IFF Bom JesusA produtora Eliza Nascimento Silva participou da capacitação, que teve duração de três meses e incluiu aulas teóricas, práticas e até visitas técnicas. Apesar dos muitos anos de experiência no ramo da cafeicultura, ela destaca que sempre há espaço para novidades. "Moro na roça desde que nasci, mexo com café desde pequena, mas mesmo achando que sabemos tudo, estamos sempre levando algo novo para casa. O curso foi muito importante, cada semana era um tema, foi muito produtivo", conta. As principais práticas adotadas depois do curso em sua propriedade, que atualmente possui 14 mil plantas, são relacionadas à poda. Segundo Eliza, a expectativa é ampliar a produção com os novos tratos culturais. "Estamos vendo que o trabalho com a poda dá muito resultado e você não fica sem café, pois ela possibilita que a planta esteja sempre produzindo", explica.

Segundo a coordenadora do Incaper em São José do Calçado, Patrícia Morais da Matta Campbell, as parcerias entre instituições públicas são muito importantes para trazer tecnologias e inovação para os produtores da região. "A cafeicultura é uma das bases da economia de São José do Calçado, e cursos que tragam conhecimento e prática relacionadas à cultura contribuem para o aumento da produtividade e qualidade dos grão produzidos. Dessa forma, acredito que Incaper, IFF e Prefeitura Municipal têm contribuído enormemente para o setor", pondera. Todas as propriedades serão visitadas futuramente, para composição de relatório fotográfico sobre os resultados oriundos dos plantios das mudas doadas.