CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Professor do campus fará estágio no Canadá

por admin publicado 04/12/2013 15h27, última modificação 15/12/2017 10h35
O professor de Informática do campus Bom Jesus, Henrique da Hora, foi selecionado para estágio de três meses no Setor de Pesquisa Aplicada nos Colleges canadenses.

O programa de estágio é uma articulação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Henrique Rego Monteiro da Hora deverá atuar na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), para aquisição de conhecimentos e competências na gestão e organização das ações de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo. A viagem está prevista para o dia 14 de janeiro de 2014, com retorno no dia 13 de abril de 2014.

Henrique conta que a sua expectativa para o estágio é a melhor possível: “Meu principal objetivo é capacitar-me no estado da arte em metodologias e práticas em PDI, para quando voltar do estágio, poder iniciar projetos com nossos alunos, articulando com empresas da nossa região, inovando em seus processos,  desenvolvendo novos produtos e fortalecendo a economia local. Acredito que com os conhecimentos adquiridos lá, multiplicados entre nossos pares aqui no IFF, podemos e devemos mudar para melhor a realidade em que nossos alunos vivem”, afirma Henrique.

O professor está satisfeito com a oportunidade. “Fico muito contente de ter sido escolhido pela banca avaliadora. Acredito que o governo está acertando em investir na capilaridade dos Institutos Federais ao redor do Brasil para promover desenvolvimento tecnológico, aproximando os três principais atores do processo de inovação: as instituições de ensino, o próprio governo e as empresas”, finaliza Henrique.

Henrique possui formação superior em Tecnologia em Informática, pelo então Cefet-Campos, doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e atua como professor efetivo do Curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus desde julho de 2012.

(Publicada em 04/12/13)