CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Abelhas

Professor do IFF Bom Jesus ministra Curso de Apicultura durante Semana Acadêmica do Campus Cambuci

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 14/07/2022 10h59, última modificação 14/07/2022 11h09
Técnicas de manejo foram ensinadas por meio de exposição teórica e atividades práticas.
Curso de Introdução à Apicultura

O Campus Avançado Cambuci recebeu, nesta quarta-feira, dia 13 de julho, alunos, ex-alunos e produtores rurais que se interessam pela produção de abelhas para participarem do curso de Introdução à Apicultura. Ministrada pelo professor Geraldo Pereira Junior, do IFF Bom Jesus, a capacitação foi oferecida durante a V Semana Acadêmica do campus, que começou na última segunda-feira, dia 11, com mais de 20 minicursos. A programação termina neste sábado, dia 15, com uma Feira de Ciências na praça da Cidade, a partir das 8h.

Os participantes do Curso de Apicultura elogiaram as atividades, destacando a importância do conhecimento obtido. Ramon de Moraes, aluno de pós-doutorado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), conta que gostou muito da parte prática, que proporcionou o manejo de melgueiras e a observação de estados larvais das abelhas. “O conteúdo apresentado dá noções básicas necessárias para entendermos como é o funcionamento de uma caixa de abelhas, a produção de mel e o manejo dessa caixa, além dos parâmetros em relação à saúde do enxame”, explica.

Estudantes dos primeiros anos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Avançado Cambuci também buscaram aprofundar os conhecimentos iniciais obtidos em sala de aula. “Eu já tinha um conhecimento introdutório da apicultura, mas agora entendi muitas outras coisas, como formas de gerar renda por meio dessa cultura. Achei muito boa a parte prática, deu para aprender bastante”, afirma o estudante Davi Guilherme Araújo de Giuli, de Agropecuária. Ex-alunos também retornaram ao campus para atualizações. A ex-aluna do Curso de Agroecologia do Campus Avançado Cambuci Izabela Morais da Luz também aprovou o minicurso e ressaltou a importância de conhecer o manejo correto de espécies em extinção, como as abelhas, para garantir sua existência no futuro.

A troca de experiências proporcionada pelo evento gerou, segundo o professor Geraldo Pereira, um debate técnico enriquecedor. “Ações como essa são importantes para o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura na região noroeste fluminense, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da população rural”, ponderou. Mais informações sobre a V Semana Acadêmica do Campus Avançado Cambuci estão disponíveis no site do evento.