CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Boas práticas

Professor do IFF Bom Jesus ministra curso sobre colheita e beneficiamento de mel

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/05/2019 10h30, última modificação 10/05/2019 16h40
Alunos de diversas instituições de ensino participaram da capacitação realizada no IFF Cambuci.
Curso de Boas práticas na colheita e beneficiamento de mel

Segurança foi um dos assuntos abordados no curso.

A apicultura é uma atividade produtiva que demanda conhecimentos técnicos para que os trabalhos ocorram de forma segura e com resultados práticos. O curso "Boas Práticas na colheita e beneficiamento do mel", oferecido nessa quinta-feira, dia 09 de maio, no IFF Campus Cambuci, oportunizou aos participantes o aprendizado sobre cultivo, técnica, beneficiamento, segurança, entre outros aspectos. Segundo o professor Geraldo Pereira Junior, responsável pela capacitação, as regiões Norte e Noroeste Fluminense possuem grande potencial apícola ainda pouco explorado, devido, entre outros motivos, à escassez de recursos humanos aptos a atuarem nessa área do conhecimento.

Visando capacitar estudantes do curso Técnico em Agropecuária oferecido pelo IFF Cambuci e do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá Unidade Campos dos Goytacazes, foi oferecido o curso, que teve conteúdo prático e teórico distribuído ao longo de oito horas de ensino. Cerca de 40 pessoas participaram, incluindo alunos de outras instituições e produtores. Entre elas, a Engenheira Florestal e mestranda da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Camila Santos. “Foi um curso bastante esclarecedor e detalhado em todas as etapas de produção do mel, incluindo conteúdo sobre segurança. Espero participar de outros cursos em breve”, disse.

O estudante da UENF Rommel Erthal também pretende retornar em capacitações futuras. Ele já participou de outros cursos na área oferecidos pelo IFFluminense e pratica as técnicas em suas colmeias. “Os cursos abrem nossos olhos até para a questão ambiental. Com o passar do tempo vemos que as abelhas estão diminuindo e que podem causar um prejuízo enorme ao meio ambiente”, acrescentou.

Karine Talon é aluna egressa do IFF Cambuci, hoje cursa Medicina Veterinária na Estácio e considerou o curso proveitoso para sua formação acadêmica. “Consegui identificar conteúdos relacionados ao que tenho visto na faculdade, desde o princípio de comportamento ao princípio de bioquímica, que tem relação com o mel”, lembra.

Curso de Extensão Apicultura

Alunos participaram de aulas teóricas e práticas durante o dia

O professor Geraldo destaca a importância da ação de cooperação interinstitucional e da interdisciplinaridade para alcançar uma educação significativa, que contribua para o desenvolvimento regional. “Cursos de capacitação em apicultura são imprescindíveis para o fortalecimento da cadeia produtiva na nossa região, destacando o papel das instituições de ensino neste processo”. Também a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Estácio, Paula de Souza Barbosa, acredita que iniciativas como essa despertam nos discentes o amor pela profissão e pela escola. "A medicina veterinária é uma profissão interdisciplinar e extremamente dinâmica, e cursos de aperfeiçoamento como este proporcionam aos alunos uma visão ampla e essencial para a formação de um profissional capacitado para atuação no mercado de trabalho", concluiu.