CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Professor ministrará palestra sobre pequizeiro

por Ascom campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/01/2016 08h08, última modificação 25/01/2016 08h09
Evento, destinado a alunos do curso de Engenharia Ambiental do IFFluminense campus Guarus, abordará o uso da árvore para reflorestamento na região.

Planta nativa do cerrado brasileiro, o pequizeiro tem sido objeto de estudo de um projeto de extensão no campus Bom Jesus do Itabapoana. Coordenado pelo professor do curso técnico em Agropecuária Ernany Santos Costa, o projeto visa a produção e distribuição de mudas de pequi para reflorestamento de propriedades rurais da região noroeste fluminense. O professor abordará o tema e compartilhará sua experiência em uma palestra marcada para a próxima segunda-feira (25), às 18h, no campus Guarus. O evento é aberto e gratuito a todos os interessados.

Os resultados obtidos no projeto já foram abordados em outros eventos pelo professor. Um deles, sobre propagação de pequizeiro, aconteceu no dia 8 de janeiro deste ano, a convite da empresa Aperam Bioenergia, no município de Itamarandiba – MG. “Já foram feitos alguns estudos que buscam técnicas para a superação da dormência das sementes desta espécie e estes resultados foram repassados à equipe de meio ambiente da empresa”, conta o coordenador. Na ocasião, também esteve presente o professor Gilmar Santos Costa, coordenador do curso de Engenharia Ambiental do campus Guarus, que viu no assunto uma boa oportunidade de aprendizado para seus alunos.